Qual a capacidade de um transformador bifásico?

Quantas casas posso ligar em um transformador bifasico de 25kva

Qual a capacidade de um transformador bifásico?

Quantas casas posso ligar em um transformador bifasico de 25kva

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 6 anos

R: Em média de 3 a 5 casas...

A disposição;

Antonio Correia
Ar-Splitsp (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ar-Splitsp - há 6 anos

Realmente e muito difícil responder um numero exato. Temos que levar em consideração se ha padronização nas residencias seguindo as normas NBR 5410 e qual o consumo. Sem tal informação fica impossível informar um numero exato. Como há mais de uma residencia deve-se calcular o fator de potencia a ser adotado para iluminação, tomadas, somar todas e deixar uma sobra de 25% para crescimento. Se houver piscina nas residencias e condicionadores de ar você talvez consiga colocar só duas residências nesta rede.

Responder
Eduardo Meneguin

Como a potência instalada do transformador é de 25 kVA (com fator de potência de 0,92) teremos 23 kW de potencia ativa. Supondo uma residência contendo; 01 chuveiro elétrico, 01 torneira elétrica, 01 geladeira, 01 lavadora de roupa, não tendo iluminação com lâmpadas incandescentes (LED é a opção mais econômica), 01 microondas, 01 secador de cabelos, 01 ar condicionado 1200 BTUs, e 10 tomadas de uso geral para os utensílios tradicionais de uma residência de uso comum; batedeira elétrica, Liquidificador, etc. Podemos estimar (com um fator de demanda médio de 0,75) uma demanda de 8,5 kW (obvio que é estimado devido às as poucas informações disponíveis ) que este trafo é suficiente para alimentar até 3 residências (considerando o fator de demanda reduzido para as 3 residências simultâneas). Reduzindo a quantidade de aparelhos elétricos em cada residência, obviamente, teremos a possibilidade de alimentar mais residências.

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Para que seja possível responder com exatidão é necessário saber qual a carga que pretende colocar em cada casa, ou seja, quantos equipamentos cada casa possui, como por exemplo, quantas tomadas, quantas lâmpadas, quais os equipamentos que colocará na cozinha, se terá ar condicionado, quantos banheiros terá cada casa, assim será possível precisar melhor

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região