Porque esta ocorrendo a queda de tensão?

Olá pessoal, estou com o seguinte problema, espero que possam me ajudar. Troquei todos os condutores da minha residência e separei os circuitos deixando da seguinte forma:

1 Circuito Chuveiro I

1 Circuito Chuveiro II

1 Circuito de Iluminação

1 Circuito de tomadas

Do contador até o quadro de distribuição estou usando um cabo 10mm. Para o circuito de tomada e chuveiros estou usando cabos 6mm. Para o circuito de iluminação estou usando cabo 1,5mm. E usando um cabo de 6mm como neutro para todos os circuitos. A rede é monofásico 127v. Toda vez que ligo o chuveiro percebo que ocorre queda de tensão, a lâmpadas perdem iluminação e o motor da geladeira também dá uma queda.

O que vocês me sugerem que seja?

Porque esta ocorrendo a queda de tensão?

Olá pessoal, estou com o seguinte problema, espero que possam me ajudar. Troquei todos os condutores da minha residência e separei os circuitos deixando da seguinte forma:

1 Circuito Chuveiro I

1 Circuito Chuveiro II

1 Circuito de Iluminação

1 Circuito de tomadas

Do contador até o quadro de distribuição estou usando um cabo 10mm. Para o circuito de tomada e chuveiros estou usando cabos 6mm. Para o circuito de iluminação estou usando cabo 1,5mm. E usando um cabo de 6mm como neutro para todos os circuitos. A rede é monofásico 127v. Toda vez que ligo o chuveiro percebo que ocorre queda de tensão, a lâmpadas perdem iluminação e o motor da geladeira também dá uma queda.

O que vocês me sugerem que seja?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

34 Respostas

Marcos Vieira
Particular - há 6 anos

Para uma residência com dois chuveiros o padrão deveria ser bifásico, sendo assim, solicite junto à concessionária o aumento de carga. Enquanto isso, troque a fiação de entrada de 10 para 16 mm2 (fase e neutro). Nos circuitos feitos, considere também a separação do neutro, conforme já dito anteriormente pelos colegas.

Juliano
Construtor (Dracena, São Paulo) Construtor - há 6 anos

o problema é que vc esta usando o neutro para toda rede de 6 mm

faça o seguinte puxe o neutro direto do centro de distribuição para cada chuveiro individualmente e resolvera seu problema verifique com seus vizinhos se ocorrem o mesmo pois pode ser que o transformador da concessionaria pode não estar suportando todas residencias a sua volta e da uma disistabilidade de garga em horário de pico

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Olá Juliano, já testei usando um neutro somente para o chuveiro mais ainda continua dando queda, já pensei nessa hipótese de ser na instalação da concessionária, tô sem tempo esses dias, mas assim que puder vou fazer uma análise melhor, e se for o caso entrar em contato com a concessionária. Valeu pela dica.

Edvalson Carvalho de Queiroz

Bom dia

Ligue um único disjuntor só para o equipamento (chuveiro) faça uma unica ligação para o chuveiro independente das demais da casa.

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Obrigado pela dica Edvalson, já tá dessa forma, inclusive já testei usando um neutro somente para o chuveiro mais ainda continua dando queda, tô sem tempo esses dias, mas assim que puder vou fazer uma análise melhor.

Ronaldo Correia de Lima

Precisa rever todo o circuito elétrico. Todo circuito tem que esta separado individual, e dimensionar os cabos elétrico para cada circuito.

Responder
Marco aurelio
Empreiteira Correa De Toledo (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Empreiteira Correa De Toledo - há 6 anos

Primeiramente, se a sua rede é monofasica de 127 V, as bitolas dos cabos que voce utilizou é inadequada. Voce usou cabeamento para rede em 220 V. verifica a tabela de bitola dos cabos conforme a tensão da rede. Verificar também a amperagem dos disjuntores. Possivelmente devem estar também inadequadas.

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Sobre a bitola do fio, um cabo de 6mm suporta 36A, o meu chuveiro é 4600w, logo consome 36A. Sobre os disjuntores realmente vou olhar porque acho que no geral está um de 45A

Rodolfo Condi Ribeiro
Condi Elétrica E Automação (Mauá, São Paulo) Condi Elétrica E Automação - há 6 anos

Recomendado é utilizar circuitos separados.

Exemplo:

Circuito 1 Chuveiro fio 6mm

Circuito 2 Chuveiro fio 6mm

Circuito 3 Tomadas fio 2,5mm

Circuito 4 lampadas fio 1,5mm

Sendo cada circuito com seu neutro separada também

Bom para calcular o disjuntor correto é necessario ver a potencia dos equipamentos mas geralmente usamos um padrão

Chuveiro Disjunto 36A

Tomadas 25A

Iluminação 10A

Bom dependendo recomendo que peça uma visita para lhe ajudar com elaboração da ligação elétrica.

Queda de tensão ocorre devido alguma das fase estar acima da capacidade de distribuição assim acaba tendo esta queda de energia, como se fosse um carro acima de sua capacidade ele acaba perdendo potencia devido ao peso que carrega.

Seria bom fazer um pequena analise da distribuidora que fornece energia e ver se os vizinhos tem o mesmo problema.

Responder
Rene Remilton de Aquino

cheque novamente todas as bitolas da fiação seguindo a tabela e se atentando a distancia, verifique se esta ocorrendo queda de tenção na entrada quando liga os equipamentos, calcule o consumo em cada cirquito, e veifique se os dijuntores estao adequados, apos todas essas verificações chegara no problema.

Entrada de energia baixa

fiação mao dimencionada

mau contato no circuito

Peça ajuda a um profissional para acompanha-lo isso é fundamental

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Olá Rene, os condutores são novos, selados pelo Inmetro estão dimensionados de acordo o circuito, mas vou verificar o disjuntor geral qual a amperagem dele, assim que tiver um pouco mais de tempo, farei uma melhor análise. Valeu pela dica.

Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 6 anos

A queda de tenção pode ocorrer por problemas na instalação residencial (interna) ou da concessionaria (externa).

Cheque ou reaperte todos os contatos da entrada do disjuntor ate as saídas do circuitos e verifique as conexões do chuveiro.

Pergunte a um vizinho se ocorre o mesmo em sua residencia, caso confirmado abra uma ocorrência na concessionaria, Lembrando para sua segurança e de sua família contrate um profissional.

Responder
Mf refrigeração e elétrica drywall Elétrica

Bom vc deve deixar td separado kd aparelho seu dijuntor .

Responder
Anderson Bauo
Adb Instalacoes (Barueri, São Paulo) Adb Instalacoes - há 6 anos

Se está ligando o neutro junto com chuveiro isso pode ser um dos fatores da queda , mais tem que pedir uma revisão de carga pra concessionária responsável pois a demanda da carga está menor do que a vc necessita.

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Olá Andersson, já testei usando um neutro somente para o chuveiro mais ainda continua dando queda, já pensei nessa hipótese de ser na instalação da concessionária, tô sem tempo esses dias, mas assim que puder vou fazer uma análise melhor, e se for o caso entrar em contato com a concessionária. Valeu pela dica.

Marcos Almeida
Albrin Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Albrin Engenharia - há 6 anos

Se você ligou o neutro do chuveiro junto com os dos outros circuito vai ter essas ocorrências por tanto ligue infividual.......

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Olá Marcos, já testei usando um neutro somente para o chuveiro mais ainda continua dando queda, já pensei na hipótese de ser na instalação da concessionária, tô sem tempo esses dias, mas assim que puder vou fazer uma análise melhor, e se for o caso entrar em contato com a concessionária. Valeu pela dica.

Marcos Almeida
Albrin Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Albrin Engenharia - há 6 anos

Se você ligou o neutro do chuveiro junto com os dos outros circuito vai ter essas ocorrências por tanto ligue infividual.......

Responder
Abdias Antonio dos Santos
Instalação E Manutenção Eletrica E Hidraulica (Guarulhos, São Paulo) Instalação E Manutenção Eletrica E Hidraulica - há 6 anos

Refaça sua instalação a partir do quadro de distribuição, de forma que cada circuito fique individual, não use um neutro para todos por mais que o caba seja grosso, faça dimensionamento dos circuitos .

Bruno
Particular - há 6 anos

Olá, já testei usando um neutro somente para o chuveiro mais ainda continua dando queda, já pensei na hipótese de ser na instalação da concessionária, tô sem tempo esses dias, mas assim que puder vou fazer uma análise melhor, e se for o caso entrar em contato com a concessionária. Valeu pela dica.

Particular - há 6 anos

R: Os dijuntores dos chuveiros deverão ter os fios individuais desde o equipamento até o dijuntor... não aproveite o neutro para o chuveiro...

A disposição;

Max Venâncio Alexandre
Max Segurança Eletrônica (Franca, São Paulo) Max Segurança Eletrônica - há 6 anos

Bom , eu sugiro vc pedir um aumento de tensão a concessionária de energia , caso no sua cidade não passua 220 bifásico , faça um circuito de Neutro pra cada chuveiro separado da iluminação e tomadas , contudo , o cabo 6 mm para chuveiro 127 é muito fino , tem que ser no mínimo um 10 mm , e o cabo do padrão ate o quadro tem que ser de 16 mm tanto fase quanto Neutro , meça a tensão no padrão assim que liga os 2 chuveiros, se a queda for grande , se ficar abaixo de 118 V o melhor a se fazer é pedir um aumento de tensão e colocar os 2 chuveiros no 220 v , pq essa queda de tensão pode queimar sua geladeira

Jeferson Feitosa Alves
Reformas Residenciais E Comerciais (São Vicente, São Paulo) Reformas Residenciais E Comerciais - há 6 anos

Olá Bruno.

Das duas opções, há só uma relevante:

Ou sua carga que chega pra vc foi mal dimensionada pela concessionária, oque nesse caso vc precisa pedir o redimensionamento de carga/demanda pra sua compania elétrica. Ou vc está usando o neutro do chuveiro junto com algum outro circuito.

Fico á disposição.

Bruno
Particular - há 6 anos

Olá, já estão separados os circuitos, já testei usando um neutro somente para o chuveiro mais ainda continua dando queda, já pensei na hipótese de ser na instalação da concessionária, tô sem tempo esses dias, mas assim que puder vou fazer uma análise melhor, e se for o caso entrar em contato com a concessionária. Valeu pela dica.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região