Queda de tensão pode queimar computador?

Quando ligo o chuveiro da uma queda de tensao na casa, se o meu PC estiver ligado nessa hora daria algum problema? ele tem aterramento e uso um filtro de linha

Queda de tensão pode queimar computador?

Quando ligo o chuveiro da uma queda de tensao na casa, se o meu PC estiver ligado nessa hora daria algum problema? ele tem aterramento e uso um filtro de linha

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

35 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 5 anos

R: Na verdade poderia danificar o equipamento no retorno da energia, onde atingue picos sem estabilização.... seu filtro de linha deveria queimar o fusivel

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Darci Cicero
Eletricista Dàrci (Guarulhos, São Paulo) Eletricista Dàrci - há 5 anos

Boa noite ! Todo circuito elétrico tem sua demanda de cargas, o chuveiro por consumir muita energia tem que estar em circuito separado" ou seja a alimentação apenas para o chuveiro"

Respondendo sua pegunta : a queda de tenção vai fazer com que o estabilizador fique oscilando para manter a energia necessária para o pc, a principio danificara o estabilizador ,consequentemente o pc. Abraço!

Responder
Laércio
Ltnuniverso.eletricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Ltnuniverso.eletricas - há 5 anos

Olá o que esta acontecendo é que estão utilizando a rede do chuveiro que era para ser somente para o chuveiro, junto com a rede da casa . o que tem que fazer é separar todas as tomadas especificas como chuveiros, ar condicionados, etc, eles tem que ser uma rede diretamente para cada uns deles .

Responder
Marcio Gonzales
Marcio Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marcio Manutenções - há 5 anos

Bom dia meu caro

Lamento mas você esta com um baita problema na rede elétrica de sua casa, se quando você liga o chuveiro as luzes de sua casa cai de tensão quer dizer que a instalação de sua casa foi feita errada, e qualquer aparelho que estiver ligado poderá queimar, aconselho a refazer a instalação antes que comece a queimar os aparelhos domésticos.

Responder
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Boa tarde. Queda de tensão pode ser um problema muito sério na sua instalação, pois, quanto menor a tensão sobre uma carga fixa, maior será a corrente nessa mesma carga (Lei de Ohm). Esse sintoma que vc percebeu, é decorrente da má distribuição elétrica das instalações em sua residência. Como já foi dito pelos colegas, os circuitos de chuveiro, devem possuir um circuito específico e único, providos de dispositivos DR e disjuntores adequados, além do que o diâmetro do condutor deverá ser de no mínimo 6,0 mm² (recomendado, mas vai depender da potência do chuveiro instalado).

Existe ainda o agravante de que em determinadas regiões e em horários de pico (geralmente das 18:00 ás 21:00hs - Chamados de Horário de Ponta), poderá haver também um queda de tensão na rede da Concessionária de Energia Elétrica.

Portanto é muito importante você reavaliar a instalação elétrica de sua residência para evitar problemas que poderão lhe trazer além de prejuízos materiais, como queima de equipamentos ou mesmo incêndio em sua residência.

Espero ter ajudado. Boa sorte. Faça essa análise o quanto antes, não confie na sorte.

Jorge Souza - Eng. Eletricista - TAG Equipamentos & Soluções Ltda

Responder
Marcos Vieira
Particular - há 5 anos

Você precisa se preocupar mais com a tua casa do que com o computador, pois esse problema demonstra que há problemas na instalação elétrica da casa. Se pegar fogo na instalação elétrica o prejuízo será bem maior que a queima de um computador.

Gildasio Lopes Cosme
AHTEC Manutenção & Instalação. (São Paulo Zona Leste, São Paulo) AHTEC Manutenção & Instalação. - há 5 anos

o certo e fazer o cheklist de todos os circuitos da entrada do centro de medidores ate o quadro de distribuição dividindo circuitos reaperto de conexões,

Responder
Marcos José Franzo

Bom dia a sua rede elétrica não está bem dimensionado, par as isso você deve utilizar um estabelecimento ou nobreak autónomo para não causar danos ao seu PC.

Responder
André Luiz Da Silva Ddf
Trw Refrigeração E Elétrica (Jaguariúna, São Paulo) Trw Refrigeração E Elétrica - há 5 anos

Olá Diego, bom dia.

Solicite a visita de um técnico para executar a adequação do circuito elétrico de sua residência.

A norma NBR5410 sugere que para circuitos com mais de 10 ampéres e necessário montar um circuito independente, com disjuntor dimensionado para carga a ser utilizada. Siga estes passos e cessarão seus problemas.

SIDNEY FUKUDA
Marido De Aluguel (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Marido De Aluguel - há 5 anos

Se vc está percebendo uma alteração de voltagem quando liga o chuveiro é sinal que a instalação está mal dimensionada, deve ter uma linha dedicada só para o chuveiro que deve ser 220V e outras para o restante da casa provavelmente 110V dependendo da região em que está localizado, mas um estabilizador de voltagem sempre é bom ter em equipamentos de custo alto para sua proteção

Responder
Wendel Gregorio
Wmg (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Wmg - há 5 anos

Todo aparelho consome uma quantidade de energia, e pra esse equipamento funcionar ele tem que chegar na potência de funcionamento, ele precisa de uma tensão e uma corrente determinada para chegar a energia que ele precisa para funcionar, ou seja se você usa um equipamento que consome muita energia, é direcionado uma corrente maior para esse aparelho, fazendo com que outros fiquem com menos energia para trabalhar, isso claro ocorre em uma instalação mau dimensionada, então os aparelhos podem sim queimar, danificar ou diminuir a vida útil dele, por não está funcionando em um nível de energia correta pra ele funcionar.

sugiro que chame um profissional para dimensionar sua instalção.

Responder
Thiago
Innovar Construções E Reformas (Campos do Jordão, São Paulo) Innovar Construções E Reformas - há 5 anos

A potência interna de um computador é de 600 watts enquanto o chuveiro é de aproximadamente 5500 watts, essa queda na tenção pode estar sendo provocada por 3 motivos, 1 as tomadas iluminação e chuveiro estão ligadas em um mesmo circuito, 2 o fio de entrada do quadro de distribuição é menor do que 16 mm o recomendado para casas pelo cálculo de demanda, 3 alguma fiação de um dos circuitos podem estar mal dimensionado o que pode gerar a queda na tenção. Espero ter ajudado, procure um profissional habilitado da sua região.

Lucas Carvalho
Manutenção Residencial.cia (Peruíbe, São Paulo) Manutenção Residencial.cia - há 5 anos

Boa tarde! O ideal seria um profissional fazer uma avaliação.

Mas talvez você mesmo consiga conserta, observe a instalação do seu chuveiro.

Para saber se o mesmo está ligado no mesmo disjuntor, ou se existe um disjuntor somente para esse chuveiro.

O ideal é o chuveiro ser alimentado e logo após o disjuntor geral com o seu próprio disjuntor. No chuveiro vem específicado o disjuntor.

Boa sorte

Gilmar de Oliveira Monteiro
Particular - há 5 anos

Boa tarde é necessário deixar um circuito individual só para chuveiro vejo que sua ligação não esta individualizada isso resolve a queda mais não queima seu PC .

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região