Pode o chuveiro queimar a tv?

Recentemente minha tv queimou e a concessionária disse que foi porque eu liguei o chuveiro elétrico ao mesmo tempo que a tv. Contudo a minha rede tem um disjuntor para chuveiro elétrico, outro para lâmpada, outro para tomadas e outro para ar condicionado. Minha energia é bifásica. Nesse caso, pode o chuveiro queimar a tv?

Pode o chuveiro queimar a tv?

Recentemente minha tv queimou e a concessionária disse que foi porque eu liguei o chuveiro elétrico ao mesmo tempo que a tv. Contudo a minha rede tem um disjuntor para chuveiro elétrico, outro para lâmpada, outro para tomadas e outro para ar condicionado. Minha energia é bifásica. Nesse caso, pode o chuveiro queimar a tv?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
Felipe de Andrade Souza

Boa noite Claudio, se os circuitos de tomadas e chuveiros forem separados você não corre o risco de queimar aparelhos ligados à tomada. Porem se for o mesmo circuito a oscilação de energia ao ligar o chuveiro pode queimar sim aparelhos ligados ao mesmo circuito.

Responder
Jefferson Barroso Santiago

Concordo plenamente com o colega de profissão que falou em tres orçamentos,depois disso so seguir o procedimento que a própria concessionária dispõe para esses casos ,lembrando que esse canal serve para que possamos ajudar as pessoas ,ou até mesmo colegas que estejam com alguma dúvida em relação a algum serviço não vamos deixar as pessoas mais confusas com péssimas respostas como eu vi de alguns esquisitos eletricistas com respostas que alem de não ajudar atrapalha a pessoa,não é so questão de pegar o serviço mais sim de oferecer sempre um ótimo trabalho ,assim com essa prioridade que estou a 15anos no mercado

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode ter sido por sobrecarga na rede... consulte um eletricista para fazer testes na sua rede e se necessario distribuir os circuitos;

A disposição;

Fernando Pereira Lima
Fernando Lima Assessoria (Itaquaquecetuba, São Paulo) Fernando Lima Assessoria - há 6 anos

Pode sim, mas é raro, pois temos na entrada das residências duas fases, um neutro e o terra, geralmente o chuveiro está ligado às duas fases e terra, uma das fases da TV e o terra estão, de alguma forma conectados, pode acontecer a resistência do chuveiro não suportar as duas fases e dar retorno pelo terra, que se não estiver bem aterrado, acaba interferindo no seu circuito.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 6 anos

Sim, se a sua instalação não estiver bem dimensionada haverá queda de tensão ou se sua instalação for muito antiga. E depois se você for tentar brigar com a concessionária você vai perder pois pelo que eu vi na foto não à DPS no seu quadro.

Responder
Job Viana de Oliveira

Não, aqui temos muitos pedrecista, falando bobagem demais, faça tres orçamentos e leve até a concessionaria, isso aconteceu por problemas na rede, depois, com ou sem DPS, ele tem de ressarcir o sr. Esta na hora da habitissimo, selecionar um pouco mais quem responde, tem muito curiosos aqui.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região