Como fazer a instalação do ar-condicionado?

Ola tudo bem ? Me chamo Jhonny. Estou com uma dúvida sobre minha rede elétrica . No relógio tem 4 fios que quando passam pelos disjuntores se tornam dois e assim entram para casa . No relógio tem especificado “240 V 15A 3 FIOS 1 FASE” e acredito que são aqueles quatros fios . Na minha conta de energia vem especificado rede monofásica , pesquisando sobre as tensões nominais por município , tem um texto falando assim” No entanto, é importante ressaltar que unidades consumidoras atendidas em tensão monofásica (de 127 V, por exemplo) podem possuir tomadas bifásicas (com tensão de 220 V).” . Então eu consigo fazer a instalação do ar condicionado nessa rede ? O modelo do relógio è um SL1631 , vou anexar imagens para melhor entendimento , muito obrigado quem puder ajudar e passar valores .

Como fazer a instalação do ar-condicionado?

Ola tudo bem ? Me chamo Jhonny. Estou com uma dúvida sobre minha rede elétrica . No relógio tem 4 fios que quando passam pelos disjuntores se tornam dois e assim entram para casa . No relógio tem especificado “240 V 15A 3 FIOS 1 FASE” e acredito que são aqueles quatros fios . Na minha conta de energia vem especificado rede monofásica , pesquisando sobre as tensões nominais por município , tem um texto falando assim” No entanto, é importante ressaltar que unidades consumidoras atendidas em tensão monofásica (de 127 V, por exemplo) podem possuir tomadas bifásicas (com tensão de 220 V).” . Então eu consigo fazer a instalação do ar condicionado nessa rede ? O modelo do relógio è um SL1631 , vou anexar imagens para melhor entendimento , muito obrigado quem puder ajudar e passar valores .

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Respostas úteis 1
Weslley de Carvalho Gouveia
Wp Serviços De Elétrica Residencial (Araçoiaba da Serra, São Paulo) Wp Serviços De Elétrica Residencial - há 1 año

Vc teria passar o padrão correto... Pois o padrão é 220V geralmente nas residências porém a sua residência está com o disjuntor conectado em 110V que seria o sistema monofásico que vc está falando... E a outra fase não está conectado no relógio que séria conectado no disjuntor bisafico pra aí sim fazer a ligação de 220V corretamente... Teria que ver o seu relógio também pra saber se ele está no padrão normal (220V) ou se está no monofásico (110V) .... Mas isso só um profissional pode verificar pra vc e te extruir pessoalmente.

Responder
Roberto Araujo Meira

Amigo sua pergunta esta toda embaralhada, o que é compreensível de acontecer devido vc ser leigo, contudo a pergunta em si não está compreensível...

Entenda o seguinte, o valor da tensão é uma coisa e seu faseamento é outra:

Existe tensão monofásica de 127V, como também existe tensão monofásica de 220V, e pode existir tensão monofásica com o valor que a concessionária decidir fornecer, se fosse o caso.

Isso varia de concessionária para concessionária.

As tensões podem ser geralmente:

Monofásicas de 110V / 115V / 127 V / 220 V....

Bifásicas de 215V / 220 V / 230 V....

Já ar condicionado existem tanto em 127V quanto em 220V...

Agora entendido isso, o que vc deseja saber precisamente?

Se o seu padrão for monofásico 127V vc só conseguirá ligar equipamentos 127V. Opcionalmente vc pode utilizar transformadores elevador/abaixador de tensão vendidos separadamente, o qual vc liga ele em uma tensão 127V, por exemplo, e obtem na sua saída 220V podendo ligar equipamentos que estejam em conformidade com a potência em VA ou Watts suportada pelo transformador. Contudo é uma operação desaconselhável por vários motivos técnicos, mas funciona, guardadas as devidas proporções.

Se o seu padrão é 220V monofásico, vc só poderá ligar equipamentos 220v, ou utilizar o transformador de maneira inversa.

Se o seu padrão for 220v bifásico, ai sim vc poderá derivar para obter tomadas em 127v e outras em 220v.

Espero ter colaborado.

Abraço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região