Redução de carga elétrica de trifásica para bifásica ou monofásica

Moro numa casa com duas caixas de distribuição no sistema trifásico. Moro sozinho e não uso nem 10% dos aparelhos programados para o sistema trifásico. Gostaria de saber se posso reduzir para monofásico ou bifásico, sem alterar as instalações. A CPFL cobra a mais pelo sistema trifásico. Pago sempre o valor mínimo sem usar a energia que me é vendida.

Redução de carga elétrica de trifásica para bifásica ou monofásica

Moro numa casa com duas caixas de distribuição no sistema trifásico. Moro sozinho e não uso nem 10% dos aparelhos programados para o sistema trifásico. Gostaria de saber se posso reduzir para monofásico ou bifásico, sem alterar as instalações. A CPFL cobra a mais pelo sistema trifásico. Pago sempre o valor mínimo sem usar a energia que me é vendida.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Leandro  Rocha Basilio
Smart Energy (Sumaré, São Paulo) Smart Energy - há 8 anos

Elias, boa tarde!

A cobrança mínima realizada pela CPFL referente ao padrão de entrada de sua residencia é de 100KWh, caso altere para bifásico será de 50KWh, se para monofásico será 30KWh, porem tenha em mente que aparelhos como chuveiro aquecem mais em 220V pois nesta tensão há equipamentos até 7500W, e atualmente os ares condicionados são fornecidos exclusivamente em 220V.

Recomendo que caso o consumo de sua residencia vá se manter por muito mais tempo abaixo de 100KWh, procure um profissional eletricista pois provavelmente será necessário realizar pequenas alterações, solicite a CPFL a alteração para o padrão Bifásico.

Caso sua remuneração for abaixo de 3 salários mínimos ainda poderá solicitar a CPFL desconto no valor do KWh de 65% para uma faixa de consumo de 0 a 30KWh, desconto de 40% para uma faixa de 31 a 100KWh ou desconto de 10% para uma faixa de 101 a 220KWh.

Um abraço e boa sorte.

Responder
Elias
Particular - há 8 anos

Obrigado pela resposta,mas o Sr sabe me informara que tipo de alteração preciso fazer? Se os fios e a carga suporta uma quantidade a mais de energia, porque não pode suportar uma menor para ligação bifásica sem alterar nada na instalação ?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região