Reforma em instalação eletrica

Oi pessoal. Estou reformando minha casa e quero dar uma geral na minha instalação eletrica, até porque foi instalar dois chuveiros eletricos e dois split. O eletricista disse que necessito colocar energia trifasica em minha residencia. Vou posteriormente instalar piscina, possui maquina de lavar, frezzer, geladeira, cinco tvs, computadores, etc. Será que é necessário a troca para rede trifásica?

Reforma em instalação eletrica

Oi pessoal. Estou reformando minha casa e quero dar uma geral na minha instalação eletrica, até porque foi instalar dois chuveiros eletricos e dois split. O eletricista disse que necessito colocar energia trifasica em minha residencia. Vou posteriormente instalar piscina, possui maquina de lavar, frezzer, geladeira, cinco tvs, computadores, etc. Será que é necessário a troca para rede trifásica?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Carlos Eduardo
Lojas Colonial (São José dos Campos, São Paulo) Lojas Colonial - há 9 anos

Olá danilo, bom dia!

Vejo que seu problema e muito comum entre muitos clientes que tenho, pois bem, é primordial um contato com profissional superior que lhe fornecerá um projeto após colocar todas as suas necessidades em análise, neste irá conter todas as nessidades atuais e futuras que seria a ampliação de algo que com analise previo irá evitar mais gastos futuros. E finalizando descreveria a eletrica planejada com exemplo a estrutura de um prédio, se o mesmo foI projetado para se erguer 20 andares, o que acontecerá com ele se for sobrecarregado com mais 10? Certamente irá desabar! Então assim fica nosso exemplo de que assim como um predio que será construido para suportar "x" carga, segue o mesma teoria para nossa area. Tome cuidado com informações erradas, o que não canso de me dizer o barato pode sair muito caro. E um prazer poder compartilhar com você nossas experiencias. Um forte abraço e boa sorte!

Equipe lojas colonial

Responder
Vandeilson Alves
Plugar Serviços (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Plugar Serviços - há 9 anos

Se for usar equipamento ou maquina elétrica (ex: motor) que necessita de uma tri-fase para trabalhar, ai você vai precisar, caso contrario não tem necessidade de um tri-fase na sua residência. Tri-fase é usado geralmente em industrias\empresas que trabalhar com maquinas e equipamentos de potência. no seu caso precisa contratar um eletricista qualificado para fazer um levantamento de carga e calcular a distribuição do seu circuito, duas fazes ta ótima.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

Bom dia!! Não há necessidade de se passar para sistema trifásico não... Um profissional realmente qualificado faz um bom dimensionamento para sua residência considerando todas as cargas que você possui, considerando também o fator de demanda, pois o que alguns eletricista fazem é somar todas as cargas existentes e ver que fio e disjuntor se enquadra naquela soma, mas não pensam que é quase impossível você ligar todos os chuveiros, todos os ar condicionados, a bomba da piscina, todas as luzes, todos os televisores e utilizar todas as tomadas de uma unica vez, por isso o fator de demanda é importante para uma instalação segura e econômica. Espero ter ajudado. Mateus

Responder
Tiago Agnelo da Silva
Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista (Marília, São Paulo) Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista - há 9 anos

Olá Danilo,

Primeiramente devemos saber com qual concessionária de energia estamos trabalhando. Alguns amigos falaram sobre a exigência de uma carga acima de 25 KW para ligação trifásica, mas isso é para concessionárias como a CPFL e AES Eletropaulo. Existe uma variação com relação a potência mínima para ligações trifásicas em cada concessionária.

Normalmente uma ligação bifásica atende muito bem uma residência de pequeno e médio porte, mas caso a soma das cargas ultrapasse a quantidade de KW para uma ligação bifásica, devemos, para atender a demanda com segurança e trabalhar dentro da legislação, alterar para uma entrada trifásica. Isso te assegura para possíveis problemas que possam ocorrer com a concessionária local. Caso necessite de uma avaliação mais detalhada, estarei a disposição.

Atenciosamente,

Tiago Agnelo da Silva

Engenheiro Eletricista

Responder
Alexandro
Sp Light Instalações Elétricas Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Sp Light Instalações Elétricas Ltda - há 9 anos

Bom dia

O sistema trifassico e para pessoas q consomemmta energias, acredito que a melhor coisa a fazer seria fazer. A soma das possíveis cargas instaladas , e das q viram para assim ter uma noção mais clara do maia certo a fazer. Se enviar os equipamento q ira utilizar a galera aki te ajuda na certa, talvez seja ate viável trabalhar com meios sustentáveis para eliminar um pouco dessa carga, a medio e longo prazo ira ecoizar e mto.

( iluminação se led, placas solares, etc)

Responder
ACR Engenharia Elétrica  Ar Condicionado

Não há necessidade, hoje pra companhia ligar trifàsico, é necessário uma carga acima de 25000Watts, e somando os ar 5000Watts. os dois 11000 watts 2 chuveiro 1000Watts máquina de lavar, 1500 Watts 5 televisores , enfim, sobra 6500 watts para o restante, iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico, lembrando que será raro quando ligar tudo ao mesmo tempo, mas se a acarga for aumentada, ai vc irá realmente precisar de uma carga trifásica.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região