Posso instalar uma entrada monofásico em residência com demanda trifásica?

Levando em consideração os aparelhos que serão utilizados na residência e considerando o fator de demanda conforme a Norma técnica da concessiónaria local (ENEL - GO), a residência se enquadraria na alimentação TRIFÁSICA. Porém o cliente entrou em contato com um eletricista (acredito que seja eletricista, é a pessoa que fará a instalação) e essa pessoa disse que não há problema em colocar o padrão de entrada MONOFÁSICO, basta aumentar a bitola do fio que não haverá problema.

Gostaria de saber qual o problema pode acontecer na instalação elétrica se for feita assim?

Posso instalar uma entrada monofásico em residência com demanda trifásica?

Levando em consideração os aparelhos que serão utilizados na residência e considerando o fator de demanda conforme a Norma técnica da concessiónaria local (ENEL - GO), a residência se enquadraria na alimentação TRIFÁSICA. Porém o cliente entrou em contato com um eletricista (acredito que seja eletricista, é a pessoa que fará a instalação) e essa pessoa disse que não há problema em colocar o padrão de entrada MONOFÁSICO, basta aumentar a bitola do fio que não haverá problema.

Gostaria de saber qual o problema pode acontecer na instalação elétrica se for feita assim?

Posso instalar uma entrada monofásico em residência com demanda trifásica?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: sim, basta declarar apenas um equipamento trifasico na relação de itens da demanda

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Paulo Cesar
Edificando Churrasqueiras (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edificando Churrasqueiras - há 2 anos

Sim pode sim, desde que tenha um eletricista experiente ,ele com um motor trifásico de 10cv pode simplesmente transformar sua entrada mono em uma entrada TRI , pesquise mais e vc vai achar vídeos de como se faz ,é fácil e barato , vc vai gastar uns $ 3.000,00 em tudo , instalação e materiais ;( MOTOR, DISJUNTOR TRIPOLAR,CONTATOR MAGNÉTICO E BOTÃO DE PARTIDA ).

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 2 anos

Bom dia barbara, é um grande prazer em poder ajudar na dúvida referente a instalação elétrica, bom cada concessionária tem o seu padrão se foi sugerido a instalação trifásico por que se faz necessário faça tudo dentro dos padrões pois se um dia ocorrer por algum motivo a entrada maior ou menor de corrente elétrica e caso venha ocorrer danos em equipamentos a concessionária não vai ressacir os prejuízos então siga a orientação local.

Responder
Edson Heberth Santos de Oliveira
EHS Engenharia e Equipamentos (Guarulhos, São Paulo) EHS Engenharia e Equipamentos - há 2 anos

Bom dia, uma vez que de acordo com sua demanda a concessionária sugeriu um sistema trifásico, isso seria o mais adequado. Da entrada para dentro será de sua responsabilidade. O correto é seguir o padrão. Consulte outro profissional da região.

Responder
Antônio Carlos theodoro
Particular - há 2 anos

bom dia. cada estado tem seu padrao de energia. como poste. caixa.dijuntores e cabiamento.e aterramento. se atende os padroes e a nessessidade do cliente nao vejo poblemas.otimo dia a todos e que DEUS nos abençoe

José Roberto Silva
JR Solar Soluções. (Atibaia, São Paulo) JR Solar Soluções. - há 2 anos

Bom Dia !

Instalar vc pode , mas tem umas particularidades.

Primeiro na sua relação de carga não pode consta nenhum aparelho trifásico.se vc quer uma entrada de energia Bifásico óbviomente acredito que não tem nada trifásico.

Vc pode optar por escolhe trifásico ou monofásico sim .tem que levar o projeto com estudo a concessionária de energia.

O sistema trifásico é bom pelo fato da corrente ser dividido pela √3.

Responder
Adseg
Adseg Sistemas (Ubatuba, São Paulo) Adseg Sistemas - há 2 anos

Se realmente a demanda for para entrada em trifásico, o monofásico não irá atender. Em cada concessionária existe um limite de carga para tipo de padrão, não adianta colocar um cabo grosso para atender demanda de a concessionária limita esse cabo em cada categoria. Por exemplo, o monofásico da minha cidade comporta no máximo um chuveiro, a partir do segundo chuveiro, os cabos e disjuntores do monofásico não atendem mais

Responder
Luis Gustavo Martins de Assumpção

Bom na minha região quando falamos em monofásico aqui é 127v tem outras que o nono é 220v. Então aii fica a seguinte questão sendo seu mono 220v pode sim porem você terá que redimensionar o cabimento de entrada e alimentação do quadro geral e também verificar se não possuí nenhum equipamento tri pois após o redimensionamento o mesmo não mais terá como ser utilizado

Responder
Gilvan Rasquinho
Gil (Carapicuíba, São Paulo) Gil - há 2 anos

Pode sim

Responder
Fast Solution Instalações e Manutenções

Bom dia Bárbara, obrigado pela pergunta.

1 - Entrada trifásico atende equipamentos monofasicos e trifásicos, entrada monofásica atenderia somente equipamentos monofásicos.

2 - No caso do trifásico os cabos podem ser de bitolas menores (mais finos), uma economia relevante no custo do material.

3 - O trifásico é ideal para atender máquinas e equipamentos de potência alta e muitas vezes o equipamento trifásico será mais barato pois gerar também uma economia para indústria em termos de material.

4 - Numa residência de médio porte onde terá acima de 2 chuveiros, piscina ou hidromassagem e ar condicionado eu sugiro ir para o trifásico com toda a certeza.

Eu trabalho com elétrica a 12 anos, 90% das obras que fiz foram lojas de shopping, de rua, residências de alto padrão e indústrias onde 90% dos casos trabalhei com trifásico em 220v e trifásico em 380v.

Caso tenha mais alguma dúvida não hesite em perguntar. Vou deixar em anexo algumas fotos de quadros de distribuição de energia trifásico montado por nós.

6 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região