Preciso ligar uma resistência de 12 KWatts, qual fiação e qual disjuntor devo usar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Alexandre de Medeiros Lemos

Depende amigo.

Disjuntor monopolar 125A Cabo 35mm² Fase e Neutro + Terra (Não exceder 34m do disjuntor até o ponto de consumo)

Disjuntor Bipolar 63A Cabo 16mm² Fase e Fase + Terra (Não exceder 62m do disjuntor até o ponto de consumo)

Disjuntor Tripolar 40A Cabo 10mm² Trifásico + Terra (Não exceder 64m do disjuntor até o ponto de consumo)

Responder
Alexandro de Souza
Alexandro de Souza Mestre de Obra (Nova Lima, Minas Gerais) Alexandro de Souza Mestre de Obra - há 7 anos

Boa noite Farlei neste caso voce tem que usar cabo de 16 mm 220volts saindo do padrao cemg indo ate o quadro de destribuicao e muito comum na epoca de de uma construcao ou reforma pensar em economia ou ate mesmo acreditar que esta exagerando na demanda considerada ou sugerida por um profissional neste momento temos que considerar o que temos de equipamentos eletronicos eo que vamos acrescentar para ligar na rede eletrica procure dimensionar individualmente os circuitos eletricos exenplo chuveiro aquecedor ar condicionado tomadas de uso especificos [ tues ] tomadas de uso geral [ tug ] implantes a nova norma a nbr 14136 plugues e tomadas para uso domestico.

Responder
Antonio de Pádua
Manutenção Pádua (Ribeirão das Neves, Minas Gerais) Manutenção Pádua - há 7 anos

Olá Farlei

Não sei se voce ja ligou sua resistência ,mas voce pode estar comprando o cabo de 16 mm se possível da marca Centenax.

E melhor inda, ele tem duas capas e um disjuntor de 16 amp, se voce colocar ele no quadro de PVC de

15x20. Compra também um sinaleiro vermelho 220v , para indicar quando a resistência estiver energizada

e para sistema de segurança vc liga ele junto com a resistência.

Responder
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 7 anos

O cálculo é simples, mas é preciso verificar se o seu quadro de entrada suporta mais essa carga, é necessário uma avaliação preliminar antes de somar mais uma carga dessa potência elétrica, com cabo de 16 mim e disjuntor de proteção bipolar de 63A classe B.

Responder
Pedro-Convergencia Construções e Serviços Ltda

Boa Tarde.

Farlei.

Voce precisa colocar cabo 16mm e disjun , e montar um quadro de distribuição.

Pedro alves

Convergencia Construções e Serviços Ltda

mestre de Obras - Eletricista.

Responder
Acqua & Cia Piscinas e Saunas
Particular - há 7 anos

Boa noite. Neste caso, a bitola da fiação vai depender da voltagem utilizada da resistência utilizada. No caso a fiação deve suportar a amperagem de funcionamento da resistência (no seu caso 12000W/220v=54,54A). Portanto, a fiação deve ser de 16mm , uma vez que suporta até 68A e o disjuntor de 60A. Caso trate-se de um equipamento com resistência trifásica, pode-se utilizar fiação de 10mm e disjuntor de 40A.

Valdemir Nogueira Chagas

Farley, bom dia!

Para ligação em 220V, deverá usar cabo de 16mm² e disjuntor de 60A.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Pedro-Convergencia Construções e Serviços Ltda

Caro Farlei.

Boa Tarde!

Voce precisa de cabo de 16mm e disjuntor no minimo de 60amper. Tambem montar um quadro de distribuição com pelo menos 4 chaves. para distribuir. Ok

Pedro Alves

Mestre de Obras - Convergencia Construções e Serviços.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região