Como saber se estão roubando minha energia?

Olá.

Hoje fui ligar minha máquina de lavar roupa, porém deixei água cair na tomada. A luz da minha casa foi embora e fui rapidamente ver contator, tentei ligar mais nada deu. Alguns minutos depois, meu vizinho apareceu e disse que estava sem energia na casa dele e que a geladeira dele havia queimado. Somente ocorreu isso na minha casa e a dele. Algumas horas depois consegui ligar a luz da minha casa, não tive nenhum problema em meus aparelhos. A conta de luz, está vindo alta demais. No caso, do meu vizinho, isso seria roubo de energia?

Como saber se estão roubando minha energia?

Olá.

Hoje fui ligar minha máquina de lavar roupa, porém deixei água cair na tomada. A luz da minha casa foi embora e fui rapidamente ver contator, tentei ligar mais nada deu. Alguns minutos depois, meu vizinho apareceu e disse que estava sem energia na casa dele e que a geladeira dele havia queimado. Somente ocorreu isso na minha casa e a dele. Algumas horas depois consegui ligar a luz da minha casa, não tive nenhum problema em meus aparelhos. A conta de luz, está vindo alta demais. No caso, do meu vizinho, isso seria roubo de energia?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 6
Jose Roberto Benedicto
Ergo Projetos - Instalação, Manutençao E Reformas Em Geral (Poá, São Paulo) Ergo Projetos - Instalação, Manutençao E Reformas Em Geral - há 5 anos

Concordo com os amigos e todas suas respostas, o ideal e desligar o disjuntor geral caso tenha, ou todos aparelhos da tomada e verificar se o relogio continua marcando.

Responder
Paulo
Reparar - Solução Em Reparos (Itatiba, São Paulo) Reparar - Solução Em Reparos - há 5 anos

Olá Gilvan,

Nesta situação, proceda com os testes abaixo:

1- No disjuntor de entrada de energia da sua residência, desligue e verifique se o relógio continua a girar, caso esteja girando checar com a companhia de luz, que pode ter problema no relógio. o tempo de desligamento deve ser de 15min.

2 - Se você possuir quadro de distribuição, com o disjuntor de entrada LIGADO, desligue todos os disjuntores do seu quadro, e verifique no relógio de entrada se continua a girar, se girar, existe fuga de tensão na sua instalação, pode ser um problema interno ou como mencionou externo.

3 - Realizar um teste de corrente, porém vai precisar de um equipamento para isso, o Alicate amperímetro, e sugiro neste caso o acompanhamento de um profissional. Com este com os equipamentos ligados pode-se observar se existe consumo exagerado.

Os dois primeiros o sr pode executar, e observar tanto o relógio como o comportamento do seu vizinho.

Espero ter ajudado

Responder
Benedito Rosivaldo de Macedo

A minha resposta condiz com as respostas anteriores, mas convém medir a amperagem, pois pode haver roubo de energia na própria instalação por contato de fios descascados ou de algum aparelho com problema elétrico.

Responder
Rosinildo Honorato

Deve ser realizado uma vistoria nas instalações, existe alguns procedimentos que podem identificar fugas ou desvio de energia . Um deles é verificar a corrente da sua instalacao e calcular se os aparelhos ligados no momento condizem com os valores medidos.

Existe muitas variáveis que podem interferir na sua pergunta, o ideal seria a avaliação de um profissional.

Fernando Santos Araujo

Ola, bom dia. Alguns procedimentos pode ser feito para verificar um deles e de parido execução é desligar o disjuntor geral de dentro da sua casa e verificar se continua havendo consumo em seu relógio, se houver está tendo desvio de energia.

Responder
Nedson carlos
Particular - há 5 anos

Olha pra ver se tem desvio de energia desligue o disjuntor geral e repare se o relógio continua rodando se estiver. Rodando mesmo com tudo desligado está havendo desvio de energia ,denuncie ao seu fornecedor de energia

Particular - há 5 anos

R: Deslique e tire tudo da tomada e veja se há mudança no medidos. caso queira faça uma denuncia na concessionaria;

A disposição;

Artur de Oliveira Zenker Zenker
Marido De Aluguel Pequenos Reparos (São Sebastião, São Paulo) Marido De Aluguel Pequenos Reparos - há 5 anos

Olá Gilvan,os colegas já sabem como proceder os testes.Seu vizinho e você estão dividindo o mesmo neutro, quero dizer que quando se trata de ligações antigas,podem ocorrer casos em que 2 ou mais construções,feitas em sequência,podem usar um único neutro.Mesmo depois de terem dividido seus respectivos relógios medidores,podem até desligarem os disjuntores gerais,mas lembre-se de que o neutro passa direto. O que aconteceu com a queda de água na tomada,gerou um curto, seccionado o neutro, fazendo com que parte ou toda instalação 127 V de seu vizinho passasse para 220V, queimando aparelhos. Para confirmar essa possibilidade, só mesmo fazendo os testes de neutro,mas com tudo desconectado das tomadas,ok? Espero ter ajudado . Abraços !

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região