Se transformar a tomada de 220v em 110v, a potência suportada aumenta?

Tenho uma tomada de 220v para lava e seca que indica "1,50KVA" - anexei a planta elétrica. Isso quer dizer que a máquina só pode ter uma potência máxima de 1500W?

Todas as máquinas que estou pesquisando têm uma potência maior (normalmente 2000W). Como fazer para poder usar uma máquina dessa potência nessa tomada?

Se transformar a tomada em 110v, aumenta a potência suportada e assim poderia utilizar uma máquina de 2000W?

Obrigada

Se transformar a tomada de 220v em 110v, a potência suportada aumenta?

Tenho uma tomada de 220v para lava e seca que indica "1,50KVA" - anexei a planta elétrica. Isso quer dizer que a máquina só pode ter uma potência máxima de 1500W?

Todas as máquinas que estou pesquisando têm uma potência maior (normalmente 2000W). Como fazer para poder usar uma máquina dessa potência nessa tomada?

Se transformar a tomada em 110v, aumenta a potência suportada e assim poderia utilizar uma máquina de 2000W?

Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Alessandro Mattos
Ate Engenharia E Instalações Elétricas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ate Engenharia E Instalações Elétricas - há 4 anos

Lika, a alteração da tensão(V) não altera a potencia do equipamento, essa alteração muda a corrente(I - ampere) que o circuito vai trabalhar, de uma forma simples, quanto maior a tensão(V) menor a corrente(I-ampere) do circuito, e o equipamento sempre mantem sua potencia (W).

Responder
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 4 anos

pode usar sem problema, mesmo que no memorial descritivo do quadro indica esta tomada com potencia máxima de 1,5 kva que em tese corresponde 1380 watts, porem certamente o cabeamento usado é de 2,5mm² que suporta 21A e certamente este circuito deve ter um disjuntor de 20A então pode usar uma lava e seca de ate 4000 watts que mesmo assim esta dentro do que o circuito suporta. para maiores informações sobre instalações elétricas e ar condicionado acesse meu canal no youtube onde tenho quase 700 videos basta pesquisar por Luciano Freitas elétrica e ar condicionado

Responder
Carlos Eduardo Lopes
Particular - há 4 anos

Sou Engenheiro Eletricista e atuo em toda baixada santista, e primeiramente vou esclarecer sua dúvida com relação a troca de 220V para 110V se aumenta a capacidade de potência.

E a resposta é não, se você alterar somente o tipo de entrada a potência suportada diminui, vou ilustrar isso melhor com a fórmula abaixo:

P = UxI – onde: P é a potência do equipamento em KVA

U é a tensão utilizada 220V ou 110V

I é a corrente que percorre o circuito e alimenta o equipamento em questão

No seu caso temos:

P da Máquina 2000W ou 1840KVA(considerando um fator de potência de 0,92)

U 220V

Logo: P=UxI -> 1840 = 220xI onde I=8,36A

Se mantermos a corrente que encontramos e mudarmos a alimentação de 220V para 110V teremos um circuito capaz de alimentar uma carga de até P=110x8,36 = 920VA ou 1000W, ou seja metade de sua capacidade atual.

Mas analisando melhor sua planta dá para acreditar que o cooktop, o forno elétrico e a máquina de lavar fazem parte do mesmo circuito e por sua vez estão ligadas a um mesmo disjuntor.

Logo você deve apenas verificar se esse disjuntor tem um valor igual a 30A ou no max 35A.

IMPORTANTE: 1- por se tratar de um circuito que alimenta equipamentos em uma área molhada, ou seja suas tomadas estão localizadas na cozinha e área de serviço o disjuntor deve ser do tipo DR. 2- Evite usar esses equipamentos simultaneamente.

Espero ter ajudado.

Lika
Particular - há 4 anos

Olá Carlos Eduardo.

Eu verifiquei que cada uma dessas tomadas está ligada a um disjuntor separado, de 20A cada. Pela sua explicação acredito então que a potência dos equipamentos não será um problema.

Muito obrigada pela ajuda!

Cristiano Mucci
Aventino Engenharia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Aventino Engenharia - há 4 anos

Não, pelo contrario. Para ter uma potencia de 1500W com 220V, os cabos são dimensionados para aguentar uma corrente de 7,5A mínimo. Se na mesma tomada, com os mesmos cabos, colocar 110V a potencia total suportada será a metade, aproximadamente.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Será que não marca 15A; dessa forma poderia usar sim; se inverter para 110V o consumo e a tensão será maior, fique com a 220V

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região