sem 220v

minha casa entra as duas fases tenho 127 Volts entre fase e neutro, nas duas fases, mais entre fase e fase não tenho 220 Volts, o que pode estar acontecendo?

sem 220v

minha casa entra as duas fases tenho 127 Volts entre fase e neutro, nas duas fases, mais entre fase e fase não tenho 220 Volts, o que pode estar acontecendo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Marcelo Faria
Mf Soluções Eletricas (Santos, São Paulo) Mf Soluções Eletricas - há 7 anos

O correto é chamar um profissional que utilize aparelhos de medição (multi-teste). O uso de lâmpadas pode camuflar uma ligação incorreta.

Mas pelo que descreveu, você deve estar usando um aparelho de medição, neste caso você pode estar medindo entre fases a mesma fase, ou seja, o mesmo cabo divido em dois num ponto anterior.

Responder
Wilson Ferreira Baltazar
Wil Tec Instalações Elétricas (Osasco, São Paulo) Wil Tec Instalações Elétricas - há 7 anos

Deoclides Voçê deve fazer mesmo o teste com a lâmpada no quadro de entrada da rua, ela deve acender mais forte entre as duas fazes, e mais fraca entre fases e neutro, caso não acenda entre uma das fases e neutro sua instalação está com falta de uma fase, comunique a Eletropaulo para betificação, se tudo estiver correto seu problema está no quadro interno na residência.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Caro Deoclides. Tua pergunta não está bem formulada. Vamos considerar que você tenha feito a medição no quadro de entrada da casa (no poste). Se você tem 2 fases mais o neutro, procure fazer a verificação com o teste da lâmpada 220 volts. Você vai poder verificar que entre as fases, a lãmpada deverá acender de forma padrão mais forte. Entre fase e neutro ela acenderá mais fraca. Vai ficar fácil saber se estiver faltando uma fase. Se positivo (faltar), entre em contato com a concessionária. Se negativo (estiver ok), faça o mesmo teste no quadro de distribuição dentro de casa. Se tiver fiação rompida ou em curto você ficará sabendo rapidamente. Utilize a lâmpada 220 e o testezinho como auxiliar ou multimetro. Aconselho a utilizar a lâmpada, pois o teste e multimetro costumam dar resultados falsos quando uma das fase está rompida. Abraços.

Responder
Renato Jayme Valeriano
Rjv Eletricista Residencial E Comercial (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rjv Eletricista Residencial E Comercial - há 7 anos

Prezado Deoclides, em uma instalação elétrica bifasica 127V/220V, entre as fazer tem que ser fornecido 220V. Primeiro verifique se você está realmente identificando as duas fases, pois existem instalações (incorretas) onde é colocado o fio Neutro no disjuntor. Caso as suas fases estejam realmente dando 127V, sugiro entrar em contato com a concessionária de energia elétrica para verificar se a sua instalação não é monofásica.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região