Qual a sequencia correta para instalar os fios?

Meu pai instalou o djuntor para cee vir ligar a luz mas fiquei na duvida se a sequência de fios está certa ou tanto faz ?

Qual a sequencia correta para instalar os fios?

Meu pai instalou o djuntor para cee vir ligar a luz mas fiquei na duvida se a sequência de fios está certa ou tanto faz ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

HRA Construções e Reforma

Caso a lâmpada usada for 220 volts basta escolher dois dos 3 fios desses que estão ligando no disjuntor não a uma sequência específica entre os três fios .

Se a lâmpada em questão for 127 (110) volts escolha uma fase entre as três disponível, ligue o cabo neutro no barramento ! No caso esse que está solto com uma fita azul . E estará Proto para utilizar o 110 .

A importância da sequência sequência de cabos se dá quando fazemos grandes instalações para balanceamento de carga ou uso de motores trifásico precisa de uma sequência correta para o bom funcionando.

Responder
Lima Seviços de Manutenção e Instalação

Bom dia!

Será com muito prazer que vou tentar responder vc.

De acordo com a NBR existem padrões para as cores.

Mas deve se atentar principalmente a distribuição de carga no projeto.

Segue a NBR:

6.1.5.3 Condutores

6.1.5.3.1 Qualquer cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme

essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro na veia do cabo multipolar ou na cobertura

do cabo unipolar.

NOTA - A veia com isolação azul-claro de um cabo multipolar pode ser usada para outras funções, que não a de condutor neutro, se o

circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro.

6.1.5.3.2 Qualquer cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado

de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela (cores

exclusivas da função de proteção) na veia do cabo multipolar ou na cobertura do cabo unipolar.

NOTA - Na falta da dupla coloração verde-amarela, admite-se o uso da cor verde.

6.1.5.3.3 Qualquer cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor PEN deve ser identificado de acordo

com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro, com identificação verde-amarela nos

pontos visíveis ou acessíveis, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do cabo unipolar.

6.1.5.3.4 Qualquer cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de

acordo com essa função (por exemplo, por número, disposição, cores ou símbolos) e esta identificação deve estar indicada

nos diagramas e desenhos.

6.1.5.3.5 Qualquer condutor nu utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. No caso

de a identificação ser feita por cor, devem ser utilizadas as cores definidas em 6.1.5.3.6.

6.1.5.3.6 No caso de emprego de cores para identif icação dos condutores de fase, devem ser utilizadas as seguintes cores:

a) em corrente alternada:

- fase A: vermelha;

- fase B: branca;

- fase C: marrom;

b) em corrente contínua:

- pólo positivo: vermelha;

- pólo negativo: preta;

- condutor médio: branca.

Responder
Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 1 año

Bom dia a L&C elétrica tem prazer em responder a sua pergunta amigo Raphael Martins Coutinho

depende essa marcação é norma das concessionárias de energia qdo se tem cargas trifásicas e amperagem acima de 10 amperes na rede se torna necessária espero ter ajudado e fico a sua disposição Obs. azul que ficou faltando ai normalmente é neutro verde seria cabo de terra proteção.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região