A Cemig troca o fio que desce do poste para meu padrão (medidor)?

Será que a Cemig troca o fio que desce do poste para meu padrão (medidor)? Então do poste desce um fio de 6mm até meu padrão, o problema é que quero ligar dois chuveiros... Outra pergunta, posso usar cabo de 4mm para tomadas e lâmpadas?

A Cemig troca o fio que desce do poste para meu padrão (medidor)?

Será que a Cemig troca o fio que desce do poste para meu padrão (medidor)? Então do poste desce um fio de 6mm até meu padrão, o problema é que quero ligar dois chuveiros... Outra pergunta, posso usar cabo de 4mm para tomadas e lâmpadas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 2
João Costa de Oliveira
João Costa Eletricista (Guarulhos, São Paulo) João Costa Eletricista - há 6 anos

Não vc tem que contratar um eletricista credenciado

Responder
Adilson Silva
Adilson Instalações Elétricas (Guarujá, São Paulo) Adilson Instalações Elétricas - há 6 anos

Os cabos referente ao padrão de entrada do poste é responsabilidade do cliente. Tem que chamar um Eletricista qualificado para fazer a troca. E referente ao cabo, não tem nescessidade de usar cabo de 4mm2. Vc vai gastar mais. Circuito de tomada usa cabo de 2.5mm2 e iluminação 1,5mm2. O Eletricista saberá dividir as cargas dos circuitos para que fique bem dimensionado de acordo com a que o cabo suporte e o disjuntor correto.

Cassio luiz
Pirituba Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Pirituba Instalações Elétricas - há 6 anos

A concessionária não executa este tipo de substituição,como talvez você tenha que ir até a concessionária cemig para fazer esse aumento de carga para ver de o ramal de entrada suporta esse aumento , mas não descata a possibilidade de contratar um eletrecista habilitado ou credenciado para fazer essa correção da emtrada de força, mas sobre a distribuição interna das tomadas e iluminação o eletrecista vai aconselhar da forma certa e correta e econômica do cabos da distribuição interna .

Jose Reginaldo Ramos Da Silva

De acordo com a resposta do nosso amigo João Costa, é necessário a consulta de um eletricista credenciado, o problema é que a maioria da população não sabe que credencial, do que se trata, essa credencial é o CREA, e em particular acho que toda a população deveria consultar um eletricista credenciado pelo CREA que neste caso não é simplesmente eletricista e sim técnico. Mesmo o serviço sendo executado pelo eletricista deverá ou pelo menos deveria ter o acompanhamento de um técnico, tecnólogo ou engenheiro em elétrica.

Augusto Tenório
At Projetos (Recife, Pernambuco) At Projetos - há 6 anos

Conforme norma da ANEEL, a CONCESSIONÁRIA é responsável pelo sistema elétrico de potência (SEP) desde a distribuição até o medido (inclusive). Portanto, o cabo que desce do poste até o seu medidor deve ser trocado ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE pela CEMIG. O que pode ocorrer é a cobrança do material e serviço se a troca não for por questão de segurança.

Responder
Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 6 anos

Ola somos da Reformar.

Amigo vamos tentar dar uma logica dentro de sua duvida.

Referente ao Padrão, vai depender se o mesmo esta adequado para tal mudança, faça a pesquisa ou tire fotos do seu padrão para poder lhe Orientar.

Em relação ao serviço consulte o provedor com a terceirização a um grande leque de serviços que lhe podem oferecer.

Em relação ao chuveiro de N° 2 o ideal e realizar a somatória de carga, e estabelecer um projeto pre definido para poder lhe atender e não te dar dor de cabeça e custos desnecessários.

Em relação a tomada vai depender muito do que ira ligar se e um ar condicionado, freezer, também aqui terá que ser calculado e dimensionado e realizado de forma independente ou seja disjuntor par este ponto.

Com relação as lampadas seção minima1.0mm e no geral dependendo e se dizendo de casa 1,5mm.

seguindo, os critérios técnicos e obedecendo a norma reguladora das instalações elétricas.

Mas Amigo um bom eletricista certificado e com a devida NR, poderá fazer para você,

Lembre´se Eletricista qualquer um pode ser, mas para exercer somente os que possuem Treinamentos e certificações dentro da norma NR.

Qualquer coisa poste mais informações que nossos profissionais aqui do Habitissimo te darão a total orientação.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Contrate um profissional credenciado na CEMIG para que possa fazer as alterações devidas;

A disposição;

Clayton
Kadosh Tecnologia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Kadosh Tecnologia - há 6 anos

Esse cabo do padrão de entrada é responsabilidade do cliente.

Vc pode utilizar o cabo de 4mm mas é desnecessário pois a norma determina os valores mínimos de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de uso geral. Pontos específicos como torneira elétrica, chuveiro, microondas, devem ter circuitos específicos.

Esses valores, obviamente dependerão do comprimento dos cabos e da carga total que cada circuito alimentará.

Enfim, caso vc não tenha conhecimento técnico, sugiro que chame um profissonal habilitado pois uma instalação bem feita resulta em economia e segurança.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região