Com um disjuntor de cem ampères eu posso usar dois chuveiros?

Olá, gostaria de saber se com um disjuntor de cem ampères eu posso usar dois chuveiros em minha casa,pois eu não quero perder dinheiro?

Com um disjuntor de cem ampères eu posso usar dois chuveiros?

Olá, gostaria de saber se com um disjuntor de cem ampères eu posso usar dois chuveiros em minha casa,pois eu não quero perder dinheiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

29 Respostas

Respostas úteis 3
Arnaldo  Costa
Digiplay Alarme & Cftv (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Digiplay Alarme & Cftv - há 7 anos

Todos acima estão de parabéns, cada um detalha sua opinião que é na pratica o certo, mas também e certo que um projeto bem elaborado, exige cálculos de potencia deste do fornecimento de energia máxima permitida no poste, ate todas suas distribuições, detalhadas no interior do estabelecimento de consumo, ou seja o consumo total em potencia não pode ultrapassar a potencia permitida da entrada.

Responder
Daniel Casagrande

De forma nenhuma, vai pegar fogo nos fios e o disjuntor não vai cair, não faça isso

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Wesley, bom dia!

O dimensionamento de um disjuntor é baseado pela potência do mesmo (watts) e pela voltagem, com esses dados você encontra a amperagem (corrente) para seu dimensionamento, bem como, o do cabo. Em princípio você não deve colocar os dois chuveiros no mesmo circuito, mas se você deseja mesmo usar um único circuito, o disjuntor para 220V seria de 75 ampéres e cabo de 16,00mm², porém se for usar 127V seria de 150 ampéres e cabo de 50,00 mm². Fazendo a coisa certa seria dois chuveiros de 220 V, com circuitos separados, você usaria disjuntor de 32 ampéres e cabo de 6,0 mm².

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Você deve consultar um engenheiro, como os colegas ai falaram não deves preocupares com o disjuntor, sim o conjunto todo do circuito, bitola do cabo, disjuntor, comprimento do lance de circuito etc e outros fatores mais. Nem digo aqui para não te complicar, o certo é consultar o profissional do ramo.

Responder
Valdir profeta
Eletricista Valdir (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletricista Valdir - há 7 anos

só posso dizer, que um disjuntor de 100A. pode sim ser usado,em um quadro de distribuição, geral de sua residencia.só que os chuveiros,tem que ter cada, um seu disjuntor, equivalente,a potencia de cada um.

ex. se a potencia d seu cuveiro for de 7500wats o disjuntor sera de 40a

ok

Responder
Alex Paiva
Automação De Serviços Elétrico (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Automação De Serviços Elétrico - há 7 anos

Olá... Para uma instalação correta deverá refazer o calculo de demanda da potência total da residência incluindo os dois chuveiros. Se sua entrada for cabos de 10 mm² e disjuntor de 50A devera mudar para cabos de 16 mm² e disjuntor de 63A isso na entrada, no quadro geral só refazer os circuitos acrescentando os dois disjuntores dos chuveiros.

Responder
Moisés Oliveira Da Silva Antenas-me

numa instalaçao elétrica tudo tem que ser levado em consideraçao. pórem o correto seria ligar os chuveiros separados, cada um com seus devidos disjuntores. assim evitaria um possivel aquecimento.

e mesmo com fios mais resistentes e rigidos.

um cabo rigido de 4 mm com disjuntores de 40 amperes nao havera problemas. sim mais ligados , instalados separadamente nao vai cair.mesmo ligados juntos , quero dizer : os dois chuveiros poderão ser ligados ao mesmo tempo.

Responder
Raimundo Melo
Senna Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Senna Elétrica - há 7 anos

ola wesley bom dia tudo bem

jamais faça isso no qd, de carga e divisão da instalação em circuitos em instalação com duas ou tres fases as cargas devem ser distribuidas de forma que se obtenha o melhor, equilibro possivel entre elas.observando as corrente limite para esse tipo de fornecimento, que e 70a. destina-se a capacidade de reserva para futuras ampliações(nbr 5410, 2004 4.2.1.1.2).para essas novas cargas ou circuitos, a serem instalados, por ocasião de ampliaçoes,devem ser utilizados os disjuntores, e reserva. b) chuveirio eletricos. potencia total(va)5400 fio a ser usado 6mm disjuntor 32, amp.

Responder
Paulo rodrigues de mesquita Rodrigues de Mesquita

boa tarde ;amigo já comprou o chuveiro, ou não? bom, em primeiro lugar na sua casa você tem a tenção 127 ou 220? antes de ir a loja comprar o chuveiro você precisa dessa informação.ao comprar o chuveiro , normalmente na parte frontal dele a baixo da chave liga e desliga tem a informação ,[a bitola ou tipo 10mm 6mm 4mm 16mm do cabo o disjuntor adequado] dependendo da marca do chuveiro pode está em outro local , pede a instalação para um profissional seguindo essa orientação ok.

Responder
Paulo rodrigues de mesquita Rodrigues de Mesquita

dando proseguimento cada chuveiro é um circuito , nunca de maneira alguma faça a instalação de dois chuveiros no mesmo circuito,porque? a carga vai ser dividida nem sempre os dois chuveiros estarão ligados ao mesmo tempo,sendo assim pode dá problema em um chuveiro e o disjuntor não vaí desligar ,por-isso cada chuveiro precisa ter o seu dispositivo de proteção.

Evânio Monteiro
S.E.A. Drywall (Taboão da Serra, São Paulo) S.E.A. Drywall - há 7 anos

Boa tarde a verdade é o seguinte precisa rever o que vc tem na caixa de entrada geralmente em residência á concessionária ela te da uma entrada de 50A podendo lamentar este mesmo pra até 100A depois vc vai pra caixa de distribuição para ver o aumento do disjuntor dos chuveiro para um chuveiro 5.5oow disjuntor de segurança 32A.de preferência bipolar com casa um no seu circuito diferente e Cabo 6mm vendo tbem distâncias.

Responder
Robson De Almeida Bispo dos Santos

Boa Tarde , não pq deve ser separados e com um disjuntor dessa amperagem o cabo seria muito grosso , imagine se der algum problema no circuito ou no chuveiro vc ficaria sem . o ideal é circuitos independentes para saber e so pegar a potencia em watts e dividir por 220 v .

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Caro Weslei. Não temos dados suficientes para dar uma orientação detalhada. Não sabemos o tamanho da sua casa e nem a demanda total de energia consumida. De qualquer forma, um disjuntor de 100 Amp. para 2 chuveiros pode se tornar perigoso. Para quem não quer gastar dinheiro à toa, é bom tomar certos cuidados, pois pode gastar mais do que imagina. Eletricidade não aceita desaforo. Acredito que sua residência seja de tamanho médio, e o disjuntor geral, a grosso modo, não deve passar de 60 AMP. Temos que avaliar também a fiação e a distância do quadro de entrada até o quadro de distribuição. Vamos considerar também que seu chuveiro seja de potência 7500 Watts. Você poderá puxar um par de fases para cada chuveiro, partindo do disjuntor geral do quadro de distribuição e alimentar cada chuveiro em circuitos separados, utilizando fiação de 6 mm2 e disjuntor de 32 amperes, embora o fabricante do chuveiro oriente para 40 AMP, para ficar com segurança. Pode até ser necessário aumentar a capacidade do disjuntor geral do quadro de distribuição, mas é prudente avaliar a bitola da fiação como já foi dito. Se superpontecializar o disjuntor com a fiação inadequada, corre o risco do mesmo não desarmar em eventual curto circuito causado por aquecimento dos fios. Aí você vai ter que jogar dinheiro fora, sem considerar o risco total. Muito cuidado ao lidar com eletricidade. Espero ter ajudado. Abraços.

Responder
Antonio Pacheco Filho
Engenheiro Eletricista Pacheco (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Engenheiro Eletricista Pacheco - há 7 anos

Saudações a todos. Em primeiro lugar: NÃO, você não pode ligar dois chuveiros em um único circuito. A função dos disjuntores é de proteger o cabo elétricos, evitar sobrecargas e consequentemente incêndios. No Brasil temos normas que precisam ser observadas primeiramente independente do custo envolvido, não existe economia em segurança. Estas normas, NBR5410, NR10 e outras existem para garantir a segurança das pessoas e das edificações. Para 2 chuveiros use dois circuitos separados, com 2 disjuntores independentes. Procure um eletricista profissional e atualizado. Obrigado. Antonio Pacheco Filho - Engenheiro Eletricista.

Responder
Uilson Santos Tapajero
Elétrica Montelig (Sorocaba, São Paulo) Elétrica Montelig - há 7 anos

Olá Wesley Kravtsov!

Bom, baseado na interpretação literal da sua pergunta, podemos supor que os seus dois chuveiros são ligados em 110V. O que demanda um fluxo de corrente bem maior no circuito.

E se o seu interesse é não perder dinheiro, compre dois disjuntores dimensionados de acordo com a potência dos chuveiros e use cabos de acordo. Exemplo: se os chuveiros forem de 5000W, você poderá usar os disjuntores de 63. E fios de no mínimo 10mm em dois circuitos individuais. Entretanto, ainda há outras variáveis.

Em eletricidade, não se economiza dinheiro fazendo gambiarras. As gambiarras são artifícios de uso emergencial ou provisório.

NÃO RECOMENDO O QUE VOCÊ PRETENDE FAZER!!!

Responder
Leandro Morais
Magneto Manutençao Eletrica (São João da Boa Vista, São Paulo) Magneto Manutençao Eletrica - há 7 anos

Bom dia cara amigo neste casos sendo uma residencia nao pode jamais colocar um dispositivos de segurança de 100 ampères OK caso tenha duvidas sobre fios e disjuntos peça sempre um orçamento para o profissional da área elétrica OK ate mais

Responder
Jair melo da cruz junior

Bom dia amigo. O correto é vc fazer o dimensinamento dos circuitos separadamente considerando a potencia do chuveiro a tensao da residencia e a distancia que os chuveiros estao do quadro de disjuntores. Com isto vc tera o disjuntor e os cabos dimensionados corretamente. Mais é viavel vc fazer dois circuitos com cabos 6 mm e disjuntores de 40 a para cada chuveiro.

Responder
Cristian arriagada

Bom dia Wesley, chuveiros são cargas que devem ser instaladas com um conjunto de condutores e disjuntores individuais. São cargas específicas. Teoricamente você pode fazer isso sim. Basta somar as potências dos chuveiros (W) e dividir pela tensão (V) utilizada.

Para o correto dimensionamento da sua instalação elétrica faça a instalação de cada chuveiro separadamente, respeitando os limites de potência dos equipamentos.

É importante tb verificar se a potência dos dois chuveiros vai incrementar a demanda de potência da sua casa/apartamento.

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

Edmilson, para a sua situação vc deverá aplicar a lei de hom para potencias que a PIV ou seja P= potencia (wats), I= amperagem e V=tensão que vai ser aplicada.

Agora para vc obter a resposta certa vc tera que ter em mãos 2 das 3 da PIV, ou seja para vc calcular certo seu dijuntor será - A divisão da Potencia pela a voltagem.

Supondo que sua voltagem seja 110 e cada chuveiro seja de 4700 wats ficaria assim:

4700 + 4700 = 9400 / 110 = 85,50 amp + 20% de segurança 104 amp

4700 + 4700 = 9400 / 220 = 43 amp + 20 % de segurança 52 amp

Logo seu disjuntor de 100 amp esta no limite para uso (se sua voltagem for 110 vts) se sua voltagem for 220 seria um disjuntor de 50 amp no limite minimo.

Se sua situação for usar os dois chuveiros juntos todas as vezes, então ligue os dois no mesmo disjuntor, se for um de cada vez utilize um disjuntor para cada chuveiro, veja o calculo abaixo para um chueiro tanto em 110 como 220:

4700 / 110 = 42 amp + 20% no minimo = 50 amp

4700 / 220 = 22 amp = 20% no minimo = 25 ou 30 amp.

E o cabo, qual utilizar

Para sua situação entre 8 a 10 mm².

Conselho: Ligue 1 disjuntor para cada chuveiro

Erasmo Bertolino

Tecnico em eletrica industrial, técnico em eletronica superior

Construtor empreiteiro

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

Bom dia ,,para colocar 2 chuveiros primeiro verifica o padrão de entrada pois vai aumenta o consumo da residencia //depois vai na caixa de distribuição da casa verifica a bitola dos condutores e instala 2 disjuntores bipolar de 32 amperes ///100 amper é muito alto ,,é melhor ir separados ,,, edmilsom empreiteira linear

Responder
Clodoaldo josé  jesus
Clodoaldo Eletricista (Embu, São Paulo) Clodoaldo Eletricista - há 7 anos

O correto e viável é usar dois circuitos separados para os dois chuveiros por ser mais econômico para o cliente e com relação ao uso do disjuntor de maior potência não recomendo porque o disjuntor é um dispositivo de proteção da sua instalação e tem que ter um dimensionamento correto para ele ser eficaz .

Responder
Marcos
Marcão Manutenção (Carapicuíba, São Paulo) Marcão Manutenção - há 7 anos

A mais econômica e funcional seria que os circuitos sejam separados com fios de 6mm ou 4mm para 220 volts com 4 Dijuntores de 40 amperes.

Mais se quer por no mesmo dobre fio de 8mm para 220V e

1 Dijuntore dupro de 70amps

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região