Quais são os riscos de fio neutro compartilhado?

Aqui é duas casa, uma em cima e em baixo, são relógios separados, mas o que o vizinho de cima usa, dá queda de luz aqui em baixo. Se o neutro estiver sendo compartilhado, quais são os riscos? E pode ser o neutro mesmo?

Quais são os riscos de fio neutro compartilhado?

Aqui é duas casa, uma em cima e em baixo, são relógios separados, mas o que o vizinho de cima usa, dá queda de luz aqui em baixo. Se o neutro estiver sendo compartilhado, quais são os riscos? E pode ser o neutro mesmo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

EHA Engenharia
Cleoriton Passos Dos Santos (Suzano, São Paulo) Cleoriton Passos Dos Santos - há 30 dias

Olá, boa tarde.

Como já dito a norma NBR 5410 que é a norma que padroniza as instalações elétricas de baixa tensão, proíbe o compartilhamento do fio neltro entre circuitos.

Quanto a queda de tensão, não é só o neutro que causa ela, tem que ver se os circuitos estão todos dimensionados corretamente principalmente circuitos de longas distâncias.

Responder
Wilson Marcos da Silva
W2 Projetos & Reformas. (Suzano, São Paulo) W2 Projetos & Reformas. - há 1 mês

Concordo totalmente com as respostas acima, pois elétrica segue normas, as quais existem para parametrizar e assegurar as boas condições de uso dos equipamentos e tambem segurança p/ pessoas.

A NBR 5410 é bem incisiva qto.ao compartilhamento do Neutro em circuitos .

Mas o ideal é a Cliente contratar um profissional para análise no local,pois pode ser tb.que outros fatores tenham que ser analisados.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região