Como escolher o fio para a instalação?

Tenho 3 ar condicionado 2 de 12000btus e um de 18000btus. Mais 2 chuveiros e eletrodomésticos agora lhe pergunto que bitola deve ser o fio de entrada

Como escolher o fio para a instalação?

Tenho 3 ar condicionado 2 de 12000btus e um de 18000btus. Mais 2 chuveiros e eletrodomésticos agora lhe pergunto que bitola deve ser o fio de entrada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Rivaldo silva
Rivaldo Obras, Instalações E Projetos (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Rivaldo Obras, Instalações E Projetos - há 6 anos

Olá,

Fiz vários trabalhos parecidos, para te dá uma precisão preciso fazer o levantamento de toda carga, para fazer o cálculo, a maioria foram instalado 10mm e 16mm, MAS REPITO, É NECESSÁRIO FAZER O CÁLCULO.

Responder
Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 6 anos

Bom.dia, no caso de voces eu aconselharia pedir ao seu eleticista pra faze o dimensionamento dos cabos e dos disjuntores para ter certeza de qual material usar.inclusive a marca. Boa sorte

Responder
Regilurdes Ribeiro

Prezado, boa tarde.

Sempre é necessário a avaliação de um profissional, pois é ele quem vai analisar a situação da instalação existente, e consequentemente vai poder indicar corretamente todos os dados necessários para a sua instalação elétrica.

Responder
Cristiano Pinto
CPS Instalações Elétrica E Hidráulica. (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) CPS Instalações Elétrica E Hidráulica. - há 6 anos

Bom dia, prezados.

Primeiramente o correto é contratar um profissional credenciado no CREA e light para fazer o cálculo de demanda e fazer o requerimento junto a light. O cálculo de demanda que vai definir os condutores e a proteção da instalação.

Responder
Vitor
BISCATEL: INSTALAÇÕES (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) BISCATEL: INSTALAÇÕES - há 6 anos

Por isso se faz um projeto. Para o devido dimensionamento de cargas, distribuição elétrica, localização e passagem de cabos e condutores via eletroduto que será a via de sustentação física de todo o sistema elétrico. Contrate um profissional eletrotécnico registrado junto ao CREA.

Responder
Fabio Castanho
Particular - há 6 anos

Bom dia, primeiro precisamos de algumas informações. Sua instalação é 110 ou 220v? Mono, bi ou trifásica.

Seus equipamentos são todos 110 ou 220?

Considerando o melhor cenário: todos equipamentos citados 220v.(chuveiro até 5500w) E instalação trifásica.

Você pode fazer o seguinte:

Chuveiro 1) disjuntor 32A fases A e B, cabo de 4mm².

Chuveiro 2) disjuntor 32A

fases B e C, cabo de 4mm².

Ar condicioando (os 2) 1 disjuntor de 25A fases A e C cabo de 2,5mm²

Demais equipamentos (provavelmente 110v) distribua com neutro e entre as fases, sempre com disjuntor 25A e cabo 2,5mm².

Apenas iluminação que pode ser feita com 1,5mm e disjuntor de 16A

CONCEITO Soluções em Serviços

Existem informações como quantas fases, tensão de funcionamento , distância e dispositivos de proteção que precisam ser levados em conta, para assegurar a segurança e bom funcionamento não apenas mudar a bitola do fio.

Responder
Luiz Pimentel
Lopes Instalações E Manutenções Prediais (Angra dos Reis, Rio de Janeiro) Lopes Instalações E Manutenções Prediais - há 6 anos

Eu utilizo um cabo flexível de 6mm² com proteção, que depende da distância do quadro de distribuição.

Responder
ALESSANDRO BRAGA SIMÕES

Bom dia. O que deverá ser feito é um levantamento para a confecção de um quadro de cargas. Após isso sim, os cabos e proteções serão definidas. Qualquer coisa diferente disso, você correrá sérios riscos. Para isso contrate um técnico com CREA se a construção tiver até 3 pavimentos ou 75KW. Acima disso somente um engenheiro poderá fazer seu serviço com habilitação e segurança

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região