Tenho um disjuntor de 80a no padrão trifásico qual eu devo usar com geral no quadro?

Eu tenho um disjuntor de 80a no padrão trifásico qual eu devo usar com geral no quadro

Tenho um disjuntor de 80a no padrão trifásico qual eu devo usar com geral no quadro?

Eu tenho um disjuntor de 80a no padrão trifásico qual eu devo usar com geral no quadro

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Bruno Henrique dos  Santos Henrique

Bom dia referente a questão do disjuntor de 80 ampér que seria a entrada segue o padrão o mesmo cabo que entra é o mesmo cabo que sai até o quadro distribuição e o disjuntor manter o mesmo 80 amperes no relógio e 80 amperes no quadro 80 amperes baseado em cima de um cabo de 25mm

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 7 anos

ola bom dia,a chave geral do quadro de destribuiçâo devera ser igual ou menor do que a do padrâo de lus pra por menor e preciso faser um calculo de carga pra endentificar o dijuntor adequado se nâo quiser faser o calculo entao pâo igual ok

Responder
Pedro de Sousa
De Sousar Eletrica (Biritiba-Mirim, São Paulo) De Sousar Eletrica - há 7 anos

se o disjuntor trifasico do ramal de entrada é 80 amperes, o disjuntor do seu quadro de distruição após o ramal de entrada devera ser sempre menor < que 80 amperes, conforme a carga instalada sera a bitola do condutor , sendo que teremos que ver a distancia entre o ponto de entrega pela concessionaria e o consumidor, cabos externos de aluminio deverão ter bitola superior aos de cobre, cabo de cobre 16 mm² tem a capacidade para 63 amperes em tubulação, 10 mm² capacidade para 50 amperes, enfim seu quadro devera ter um disjuntor trifasico menor que 80amperes ou no maximo 80 amperes, observando a capacidade de condução de carga de cada condutor eletrico de cobre e as condições, se estão em eletrodutos carregados de cabos.

Responder
Pedro Nascimento
Epn-manutenções Telhados, Carpintaria E Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Epn-manutenções Telhados, Carpintaria E Elétrica - há 7 anos

Boa tarde, Alex, os disjuntores são a proteção dos cabos e o disjuntores do quadro deve atender a demanda de trabalho ao qual os circuitos que ele protege e por isso o calculo é mais que importante para não ultrapassar ou mesmo estar a baixo o que teria o mesmo desarmando o tempo inteiro ou mesmo o risco nos cabos que sai do padrão ao quadro. Fazer o calculo de demanda e ai o calculo de uso o que depende do tipos de circuitos que pode ser comercio ou residencial e isso também muda.

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

Oi Alex tem de saber se esse disjuntor de 80 A esta sendo usado todas as saída senão voce tem fazer uma base de uso de de energia e colocar um disjuntor bifasiico com DR , , seria melhor um profissional eletricista dar uma olhada , duvidas pode me contactar empreiteira linear edmilsom

Responder
Marcio Francisco Zambom
Instalação De Ar Condicionado (Bertioga, São Paulo) Instalação De Ar Condicionado - há 7 anos

Faça um estudo das cargas e dimencione os circuitos do quadro com isso vc terá a corrente nominal do disjuntor geral. Não esqueça de deixar espaços para disjuntores para possíveis cargas futuras. Inclua estas cargas no cálculo da corrente nominal. Aumente 20% a corrente nominal do quadro por problemas de temperatura interna do quadro. Com a corrente total compre o disjuntor do quadro. Disjuntor trifásico. O cálculo do alimentador do quadro deve ser baseado no disjunto instalado no padrão 80 A o cabo será de 25 mm2(do poste até o quadro)

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 7 anos

Isso depende do cabo e do barramento de distribuição do quadro, pois os cabos tem uma corrente elétrica que ele pode suportar os barramentos também, então tudo depende do ramal e do barramento.

Responder
Fabio Henri de Nadai
Lua Engenharia (Rio Claro, São Paulo) Lua Engenharia - há 7 anos

Boa Tarde, sou engenheiro formado no ano de 1994 e atuante na área de engenharia elétrica, via de regra, não pode em hipotese alguma ser maior que o da retaguarda, portanto igual ou menor que 80 amperes, desde que os condutores (cabos) de alimentação do quadro subordinado tenham capacidade de condução de corrente maior que o disjuntor escolhido (sempre), ex: cabo 10mm² - 40A, cabo 16mm² - 60 A - cabo 25mm² - 80A (deve ser este o seu caso), espero ter contribuído, abraço.

Responder
EngeLenz Engenharia Eletricidade

Antes de definir o disjuntor do padrão de entrada (pelo que entendi é de 80A ,trifásico) é feito toda a avaliação das cargas que a edificação irá utilizar, calculando demanda ,etc. No momento que você define o que vai ser usado , já estará de um certo modo definindo que circuitos terão (tomadas,tomadas especias,iluminação, ar condicionado e outros equipamentos como motores por exemplo ,etc.).Com este levantamento dos circuitos que terá na edificação e calculando fator de potência, demanda ,etc você definirá o disjuntor do quadro geral. Neste momento pode ser que o disjuntor geral de 80A da entrada atenda ou não.

Responder
Sergio Henrique Pereira Lima

Precisa de uma avaliação de carga instalada e previsão de carga a ser instalada no futuro, verificação dos alimentadores , barramento do quadro e só depois disso definir qual o melhor disjuntor ou DDR para ser o geral do quadro. A Cromha Tecnologia tem os melhores engenheiros eletricistas pata atender as necessidades domésticas e comerciais. Consulte nos.

Responder
Cristian arriagada

A pergunta está mal formulada. Confusa. Para dimensionar um quadro de distribuição (disjuntores e cabos), é necessário saber que cargas serão instaladas na edificação. É preciso saber para que serve esse disjuntor de 80A trifásico citado na pergunta.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região