Tensão cai no circuito ao conectar carga, qual pode ser o problema?

Olá pessoal.

Tenho um problema que não consigo resolver. De uma hora pra outra, um circuito com várias tomadas na minha residência parou de funcionar.

Quando testo com um multímetro qualquer tomada deste circuito, a tensão fica normal, 127v... Quando ligo qualquer carga, em qualquer ponto, a tensão despenca para cerca de 25v em todo o circuito e naturalmente nenhum aparelho funciona.

Alguém teria alguma ideia do que poderia ser? Apesar de ter testado a continuidade nos neutros e não ter achado nada rompido, se eu escolher aleatoriamente qualquer tomada, soltar o neutro (circuito original) e fazer um "bypass" deste neutro direto no quadro de luz, a tomada funciona.

Não entendo o que acontece porque não vi nenhum fio queimado ou rompido e tudo funcionava perfeitamente. Eu até tentaria trocar tudo, mas o pessoal que fez a reforma não fez um bom trabalho com os eletrodutos.

Agradeço aos amigos se puderem dar uma luz, já que conheço apenas o basicão de elétrica.

Abrcs e obrigado.

Tensão cai no circuito ao conectar carga, qual pode ser o problema?

Olá pessoal.

Tenho um problema que não consigo resolver. De uma hora pra outra, um circuito com várias tomadas na minha residência parou de funcionar.

Quando testo com um multímetro qualquer tomada deste circuito, a tensão fica normal, 127v... Quando ligo qualquer carga, em qualquer ponto, a tensão despenca para cerca de 25v em todo o circuito e naturalmente nenhum aparelho funciona.

Alguém teria alguma ideia do que poderia ser? Apesar de ter testado a continuidade nos neutros e não ter achado nada rompido, se eu escolher aleatoriamente qualquer tomada, soltar o neutro (circuito original) e fazer um "bypass" deste neutro direto no quadro de luz, a tomada funciona.

Não entendo o que acontece porque não vi nenhum fio queimado ou rompido e tudo funcionava perfeitamente. Eu até tentaria trocar tudo, mas o pessoal que fez a reforma não fez um bom trabalho com os eletrodutos.

Agradeço aos amigos se puderem dar uma luz, já que conheço apenas o basicão de elétrica.

Abrcs e obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Provavelmente com o aumento de tensão tem alguma fulga, cabo rompido, em curto, etc... chame um eletricista para medir o circuito de ponto a ponto

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Marcelo Oliveira
Particular - há 4 anos

Quando você liga uma carga e a tensão cai para 25V é porque há no circuito (provavelmente na linha do neutro) uma resistência elétrica alta e portanto há uma queda de tensão nessa resistência.

Essa resistência pode estar sendo causada por alguma conexão ou emenda mal feita nesse circuito.

Você deve verificar em toda a extensão do neutro todas as emendas, desfazê-las e refazê-las.

Essa emendas podem estar nas caixas de passagem no teto (onde ficam as luminárias), nas próprias tomadas (aquelas que em cada borne tem conexão para dois fios) e a conexão no barramento neutro no quadro de distribuição.

Certifique-se também de que não há nenhum dispositivo inserido em série na linha do neutro, por exemplo, suponha que alguém fez alguma ligação errada e colocou uma lâmpada em série com o neutro e portanto quando você poe uma carga numa dessas tomadas a corrente do circuíto passa através da lâmpada causando a queda de tensão (pouco provável mas possível).

Thiago
Particular - há 4 anos

Bom dia. Possíveis causas:

Seu neutro esta parcialmente rompido.

O cabo já sofreu sobrecarga.

Emendas ou derivações com defeito, "mal feitas".

Observar também se a bitola do cabo neutro e a mesma do cabo fase, este ultimo NÃO é a causa do seu problema, mas se for troca-lo lembre disto.

Henrique Höpner Pereira
Particular - há 4 anos

Boa tarde Thiago,

Problema bem peculiar, eim? Díficil achar uma causa direta só pela descrição. Mas, vamos fazer uma análise rápida: o problema está em todas as tomadas do circuito, ou seja, ou problema vai ser ou na fase, ou no neutro (fase se for bifásico), ou no terra. No terra a gente acaba excluindo naturalmente, visto que a tomada funciona sem aterramento (mas nunca deixe sem terra eim!). Então ou o problema é na fase ou no neutro, no seu caso, você mesmo já descobriu: o problema é no neutro.

O barramento do neutro está funcionando (caso contrário todos os outros circuitos estariam apresentando o mesmo sintoma), o problema é o neutro deste circuito. A solução você já descreveu, só vim reforçar: trocar o cabeamento do neutro deste circuito e se certificar que está ligado corretamente no barramento de neutro no quadro de disjuntores da sua residência. Se os eletrodutos estiverem muito ruins, infelizmente não tem muito o que fazer, a não ser chamar um especialista para dar sua opinião, afinal trata-se de um caso peculiar que precisa de análise singular.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Henrique Höpner Pereira

Engenheiro Eletricista - Höpner Engenharia Elétrica

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região