Funciona ligar um aparelho 220V para uma rede 127V?

No meu apartamento a tensão elétrica é de 127V. Preciso comprar um forno de embutir, a gás. Fazendo uma pesquisa notei que grande parte dos fornos a gás são de tensão 220V. Vai funcionar o forno de 220V para uma rede onde a tensão é de 127V?

Funciona ligar um aparelho 220V para uma rede 127V?

No meu apartamento a tensão elétrica é de 127V. Preciso comprar um forno de embutir, a gás. Fazendo uma pesquisa notei que grande parte dos fornos a gás são de tensão 220V. Vai funcionar o forno de 220V para uma rede onde a tensão é de 127V?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Dayvid Carlos
Dcr Serviços (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Dcr Serviços - há 5 anos

Se você vinheta a comprar um forno 220v, contrate um profissional e pessa para o mesmo a instalar de uma tomada 220v com cabos de 4 ou 6 mm vc não terá problemas, transformador não aconselho pois possa ser que venha a ter que substituí-lo, e fiação é vitalícia enquanto não trocar de aparelho

Responder
Luiz de Barros

Boa noite ,notei que sua pergunta "No meu apartamento a tensão elétrica é de 127V. Preciso comprar um forno de embutir, a gás. Fazendo uma pesquisa notei que grande parte dos fornos a gás são de tensão 220V. Vai funcionar o forno de 220V para uma rede onde a tensão é de 127V?" Não, se o forno for automático, você tem duas opções( instalar um transformador de tensão de 127 para 220v ou pedir aumento de tensão a sua concessionária )

Responder
Alberto Luiz
Luiz Eletricista (Niterói, Rio de Janeiro) Luiz Eletricista - há 5 anos

Oi Fernando... bem se o aparelho for bivolt vai funcionar, agora se o aparelho for de 220 volts a melhor opção é instalar uma tomada especifica (TUE) 220 volts... Você também tem outra opção que seria comprar um transformador de acordo com a potência do aparelho.

Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 5 anos

Boa noite; É possível em determinadas situações dependera do modelo de forno e potencia elétrica. Caso o modelo tenha grill NÃO sera possível instala-o em uma rede 110V mas se não tiver e possível usando um auto transformador. para isso contrate um eletricista para obter uma orientação e instalação segura.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 5 anos

Boa tarde. Não funcionará. Como vc disse que mora em apartamento e normalmente estes são na maioria alimentação bifásica. Caso seja é só contratar um profissional e passar a tomada para 220V, aconselho também colocar um disjuntor independente para esta tomada devidamente calibrado. Espero ter ajudado. Abraços

Responder
Divinel Matos Pires
DMP Instalações Eletricas M.E (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) DMP Instalações Eletricas M.E - há 5 anos

Bom dia meu amigo, não vai funcionar o seu aparelho por motivo de não conformidade com sua tensão estalada precisando assim fazer um almento de tensão para o seu novo aparelho no caso de 127v para 220v nesse caso você terá que contratar um profissional qualificado nesta área para realizar o seu serviço junto com a consecionaria local da sua região.

Responder
Ag - Diego
Araújo Groppo Engenharia (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Araújo Groppo Engenharia - há 5 anos

Não funcionará, pois em uma rede com tensão de 220v são utilizadas 2 fases, diferente de uma rede 127v que utiliza 1 fase e 1 neutro.

O mais indicado é levar até esta tomada mais 1 fase, atentando-se também a orientação do fabricante sobre a amperagem da tomada, 10A ou 20A.

Uma solução é a utilização de um transformador de Tensão.

Responder
Dromedários Soluções & Serviços www.facebook.com/dcsface

Boa tarde.

Para que funcione o Sr. precisa realizar a conversão da tomada que consiste a passagem de nova fiação da tomada até o quadro e instalação de um disjuntor dedicado bipolar (2 fases) especialmente dimensionados para o seu equipamento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região