Terreno plano com garagem subterranea

Tenho um terreno plano que mede 11X25, como queremos uma casa térrea, seria uma boa solução fazer a garagem subterrânea. Seria muito caro para fazer ? Quantos metros seriam necessários recuar a casa para fazer a rampa da garagem ?

Terreno plano com garagem subterranea

Tenho um terreno plano que mede 11X25, como queremos uma casa térrea, seria uma boa solução fazer a garagem subterrânea. Seria muito caro para fazer ? Quantos metros seriam necessários recuar a casa para fazer a rampa da garagem ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 2
 Beatriz  Ansay
Mais Valor Arquitetura E Empreendimentos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Mais Valor Arquitetura E Empreendimentos - há 9 anos

Rodrigo, se seu terreno é plano a garagem totalmente enterrada vai ser um pouco cara.

A inclinação máxima da rampa dependerá da legislação da sua cidade, mas não provavelmente deverá ultrapassar os 25%. Isso significa que para 2,4m de pé direito (ou 2,52m de laje a laje) serão necessários mais de 10m de recuo.

Você pode reduzir essa distância para a rampa e o custo da sua obra deixando essa garagem semi-enterrada e acomodando a casa em níveis, sem comprometer a característica térrea.

Como a conta da viabilidade econômica nesse seu caso envolve uma complexa composição de riscos (aterro x estrutura x escavamento x arrimos) sugiro que você contrate um arquiteto ou engenheiro para analisar especificamente sua situação.

Responder
Eduardo Rezende
ER Engenharia (Goiânia, Goiás) ER Engenharia - há 9 anos

Bom dia Rodrigo, olha em terrenos que há a necessidade de grande aterro, vale sim o uso desse desnível em forma de garagem, áreas de lazer e serviço, eu aconselho a fazer um bom projeto de arquitetura, detalhando o uso de desnível, facilita a questão do aterro, e aumenta a área de uso. A inclinação vai depender do desnível de projeto, o recuo frontal já é pré estabelecido de 5,00m frontal em norma da maioria dos municípios brasileiros, ou seja, sua obra deve obedecer recuo de no mínimo 5,00m a partir da divisa frontal.