Como puxar uma fiação para instalar outra tomada?

Tenho uma tomada 220 e preciso de uma segunda tomada. Posso puxar essa segunda tomada da fiação da tomada que já tenho?

Como puxar uma fiação para instalar outra tomada?

Tenho uma tomada 220 e preciso de uma segunda tomada. Posso puxar essa segunda tomada da fiação da tomada que já tenho?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

56 Respostas

Respostas úteis 5
Flavio Sergio Mendes Ramos

Depende muito da distancia. Mais o ideal que a tomada 220v seja independente de outra ligação sabendo que e uma tomada de uso especial

Responder
Jusenaldo Mauricio Sillva
Particular - há 7 anos

depende do que voce quer alimentar, potencia que voce quer alimentar ,pode ser do quadro de distribuição ,se ventura,já tiver um circuito proximo, pode conectar do mesmo.

Jefferson William

Isso vai do uso das tomadas. Se for uma tomada de uso geral, não há problema, desde que os equipamentos que serão ligados não ultrapassarem o limite de corrente dos cabos e do disjuntor.

Se for uma tomada de uso específico, sugiro um novo circuito desde o quadro de distribuição.

Procure um profissional qualificado.

J.W. instalações

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 7 anos

Olá! Depende do uso das tomadas. Se for uma tomada de uso geral (TUG), não há problema, desde que os equipamentos que serão ligados não ultrapassarem o limite de corrente dos cabos e do disjuntor.

Se for uma tomada de uso específico, sugiro um novo circuito desde o quadro de distribuição.

Procure um profissional qualificado.

Marcio

Elétrica Carneiro

Responder
Camila
Particular - há 7 anos

Olá Marcio, obrigada pelo retorno. Será uma tomada para forno elétrico e uma tomada para coifa. São aparelhos que não em uso ao mesmo tempo.

Camila
Particular - há 7 anos

Olá Marcio, obrigada pelo retorno. Será uma tomada para forno elétrico e uma tomada para coifa. São aparelhos que não estarão em uso ao mesmo tempo.

Valdemir Nogueira Chagas

Camila, bom dia!

Vai depender, fundamentalmente, de dois fatores: 1 - No circuito da atual tomada o que está sendo ligado; e 2 - O que será ligado na nova tomada. Estou partindo do princípio que sua instalação elétrica foi executada de acordo com as normas técnicas: disjuntores e cabos adequados. Sugestão: contrate um profissional para fazer uma verificação a partir do Quadro de Distribuição de Luz e avaliar a carga utilizada. Sem querer ser terrorista: muitos incêndios são causados por instalações elétricas de improviso.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Bom dia Camila,

Você pode sim fazer esse tipo de extensão, desde que a instalação que vc já tenha e que vai servir como ponto de partida, esteja de acordo com as normar técnicas BNT 5410. Como vc comentou acima que serão usadas alternadamente, você pode usar sim usando os cabos adequados, aconselho a usar um cabo 4mm... e disjuntores de 25 a 40

Adalto Padilha
Elétrica Daltec (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Elétrica Daltec - há 7 anos

Amigo a sua pergunta está incompleta... para lhe dar uma resposta eu preciso saber, 1° Precisa saber qual a bitola do fio que está alimentada está tomada, 2° o que vai ser ligado na tomada que está sendo alimentado em paralelo e 3° precisa verificar se o disjuntor ou o circuito de proteção vai aquentar a carga final.

Responder
João Alvaro Bernardo Da Fonseca

- Olá Camila, boa noite !

Com tantas opiniões, sua cabeça deve estar a mil. A nova tomada é você mesma que vai instalar ?

Responder
Camila
Particular - há 7 anos

Olá João, obrigada pelo retorno.

Sim, eu fiz um curso de eletricista residencial, nao sou tao leiga assim, só nao sou especialista no assunto. Será uma tomada para forno elétrico e uma tomada para coifa. Como a construtora não fez tomada para a coifa preciso puxar uma.

Paulo Euardo Medeiros
Particular - há 7 anos

Boa noite e preciso avaliar se vai ser uma tomada de uso geral ou tomada de uso especifico e o equipamento a ser utilizado na tomada a ser executada.

As condições atuais deste circuito elétrico.

Se for tomada de uso geral sim claro pode executar.

Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

Camila,

Nem ia comentar a respeito, mas vi alguns "conselhos" e opiniões não recomendáveis. Uma resposta razoável é a do Adriano Ribeiro. Se fizer a ligação deste tipo (extensão 220V) NUNCA ligue 2 aparelhos ao mesmo tempo, pois o disjuntor desarmará e, sem disjuntor haverá um ENORME risco de um curto-circuito incendiando a fiação. Caso queira outra tomada 220V, recomenda-se que seja feito novo circuito com disjuntor bipolar próprio, saindo da caixa de distribuição ou do quadro de entrada. Cuidado com curiosos, o risco não vale a pena. Detalhe, as tomadas 220V costumam ser usadas para aparelhos de alta potência.

Responder
Camila
Particular - há 7 anos

Olá Vital, obrigada pelo retorno. Será uma tomada para forno elétrico e uma tomada para coifa. São aparelhos que não estarão em uso ao mesmo tempo.

Ramalho
Eletrotécnica Ramalho (Itanhaém, São Paulo) Eletrotécnica Ramalho - há 7 anos

Boa noite Camila, tudo bem?

Respondendo sua questão, sugiro que siga os seguintes passos;

-Desenergize o(s) disjunto(res) que compõe as caixas embutidas.

-Com apoio de uma chave teste, faça um teste com a fiação exposta e continue caso realmente estiver desenergizado.

-Com a utilização de um cabo guia ou passador de fio (=cabo semi-flexível pode ser de cobre ou de arame galvanizado), passe-o entre as caixas envolvidas da extensão.

-Marque o passa-fio com a finalidade de medir corretamente o tamanho ideal dos cabos a comprar. Multiplique por 2 (2 fases).

-Com as suas informações, concluo que se trata de uma tomada de uso geral (TUG), se for, vc poderá comprar um cabo de 2,5mm2 e compre tbm1 cabo de 1,5mm2 para ser utilizado como fio terra.

-Amarre os 3 fios (2fases+1terra) no passa-fio e puxe pelo conduite embutido.

-Com auxílio de ferramentas adequadas, conecte os 2 cabos mais espessos (2,5mm2) nos dois pinos extremos da tomada e o cabo mais fino (1,5mm2) no pino central da tomada.

-Após ter fixado os pinos a nova tomada, fixe a tomada a caixa e feche o espelho.

-Na outra extremidade, faça a mesma coisa, somente com mais destreza, pois os novos cabos se juntarão com os cabos já existentes na tomada.

-Fixe a tomada na caixa embutida e feche o espelho.

-Agora pode ligar o(s) disjuntor(es) que antes fora desligados.

Agora pode utilizar a nova tomada 220 V.

Abraço!

Responder
Florindo Moraes
FMS-Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) FMS-Revestimentos - há 7 anos

Camila,bom dia ou boa tarde! vc até poderia conectar essa outra tomada,mas é necessário que vc verifique as amperagem das tomadas não esquecendo que as bitolas,ou os fios precisam ser os mesmos como é 220 os fios tem que ser resistentes

tá, agora o mas correto é ligar do quadro á segurança é maior,o profissional tem que ser qualificado.

fico no seu aguardo para que em breve possa te atender na melhor forma possível,grato.

Att,

FMS-Pinturas & Instalações.

Responder
Manuel Alves Paiva

BN CAMILA VC FALA AQUI DE UMA SEGUNDA TOMADA, INTENDO QUE MESMA SEJA DE USO ESPECIFICO, SE FOR VOCE NECESSITARA DE UM SEGUNDO TERMINAL SEPARADO DO JA EXISTENTE, SE NAO FOR CASO DE ESPECIFICO VC PODE ATE MESMO USAR MESMO TERMINAL PRAS DUAS TOMADAS, ISSO DEPENDE DA POTENCIA DE CADA EQUIPAMENTO A SER USADO.

Responder
Valter Cristiano

boa tarde Camila ,precisaria saber qual o equipamento que vc vai ligar neste outro ponto de 220 volts, tomada comum verificar a bitola do fio ,distancia do quadro geral ,os disjuntores ea sua amperagem, ou tomada especifica com corrente superior a 10 amperes,ai teria que ter circuito individual do quadro com disjuntores adequados ,tudo isto seguindo Instalação Elétrica mais segura com a Norma Técnica ABNT NBR 5410 /2004

Responder
Jmp Manutenção Predial
Particular - há 7 anos

Boa tarde. Acho que você já leu todos os comentários portanto vale a seguinte ponderação :

Realmente precisa ser avaliado por um profissional qualificado(eletricista no mínimo, mas o ideal seria um eletrotécnico) e que te forneça garantia do serviço

O circuito tem que ser avaliado minuciosamente para não haver sobrecarga que possa gerar prejuízos e até danos aos moradores. Normalmente equipamentos 220 necessitam de correntes maiores e portanto condutores maiores. Agora se você mora em algum local que a tensão fornecida pela concessionária é apenas 220v (como no nordeste) provavelmente não haverá problemas. Mesmo assim peça avaliação de um profissional de sua confiança

Abraços

Gilberto Lopes eletrica lopes me

nunca faça nenhum tipo de serviços de elétrica por orientações. primeiro passo. procure um eletricista próximo de sua região para examinar este calculo de corrente. pois os condutores podem não suportar a carga dos equipamentos a serem utilizados. e vir provocar um curto circuito em sua Residencia. abraços GILBERTO LOPES técnico em eletrotécnica.

Responder
José Luís de Barbosa

Boa tarde Camila,

Quando se falar de tomadas 220V, estamos falando de pontos específicos e individuais.

Não é correto fazer o jumper de um outro ponto já existente, infelizmente Camila, pode haver perda do equipamento que será ligado ou um curto-circuito o que pode gerar problemas bem maiores.

Independente das observações já feitas, faça sempre com a rede elétrica DESLIGADA.

O que precisar estamos a disposição.

José Luís

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Eu concordo com Valdemir Nogueira Chagas pois você precisa saber alguns valores em (amperes ou potencia) sobre os equipamento que serão utilizado nestas tomadas, com estes valores da para saber se a rede e disjuntores atual suporta esta carga. Seria bem mais fácil se tivesse os dados dos equipamentos e serem utilizados nestas tomadas.

Responder
Carlos Nicacio de Oliveira
Particular - há 7 anos

Em questão quando falamos de tomadas 220V, estamos falando de pontos específicos, ou seja de um único equipamento por ponto. Nesse caso aconselho a fazer um circuito individual, logico ser tiver uma tubulação adequada. entre em contato e resolvo seu problema.

Delson Pereira Lima

Camila, bom dia !

Exitem alguns parâmetros a ser observados, se são compatíveis:

Quais dispositivos (carga) serão ligados nessa tomada;

O diâmetro (bitola) dos fios existentes nessa tomada;

A corrente do Disjuntor (dispositivo de segurança) que devera atuar nessas tomadas.

Responder
Adriano Ribeiro
Topseg Sistemas De Segurança Eletrônica é Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Topseg Sistemas De Segurança Eletrônica é Elétrica - há 7 anos

Bom dia....

Em questão quando falamos de tomadas 220V, estamos falando de pontos específicos, ou seja de um único equipamento por ponto. Nesse caso aconselho a fazer um circuito individual, logico ser tiver uma tubulação adequada, do contrario chame um profissional pra verificar as possibilidades, dois exemplos típicos do seu caso.

2 fotos
Responder
Samuel  Sousa de Vasconcelos

Camila, Bom dia!

Algumas questões que devem ser respondidas, para resolução desse problema;

1- Existe estrutura para estender a instalação dessa tomada em um circuito existente?

2- O dimensionamento desse circuito permite a inclusão dessa nova tomada? ou seja ele suportará a potencia de consumo para essa tomada.

Cuidados: O fato de haver outras tomadas, não dá o direito de instalar mais tomadas, isso somente deve ser feito após uma avaliação técnica de estrutura para novas instalações e dimensionamento de circuito para que possa sustentar essa nova tomada e uso para a mesma.

Responder
Humberto Quaglio da Silva

Camila, as vezes uma tomada parece ser simples e fácil e realmente as vezes é, mas as vezes não é, existem diversos fatores para serem estudados antes da implementação dessa tomada, procure um profissional qualificado e habilitado no Crea, não contrate um pedrecista. não coloque seu patrimônio e vida em risco, uma instalação bem feita dura no minimo 20 anos. Então o investimento da qualidade se torna muito baixo. Boa semana

Responder
Milton de O. Almendro Jr

Se hoje esta tomada é usada para que? Que aparelho é utilizado? E que aparelho cai utilizar a tomada suplementar, tudo porque se o cabo usado na tomada atual for adequado pode -se puxar uma extensão do cabo atual em pequena distância. Elas serão utilizadas ao mesmo tempo? De uso contínuo? São questões que somente uma pessoa habilitado poderá responder.

Responder
Altair Merello
Kfeinstalaçõeseletricas (Guarujá, São Paulo) Kfeinstalaçõeseletricas - há 7 anos

olá.

Necessário saber a quantidade já existente a área do local, existe uma norma a ser aplicada para que seja segura a adequação. . Para poder calcular se pode ser jampeado no mesmo circuito, e que tipo de equipamento irá plugar e seu consumo em wats. Tendo conhecimento destes detalhes pode se saber se será necessário manter ou disjuntor de comando deste circuito existente.

Trabalhe com profissional qualificado.

Abçs

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região