Tenho um ar-condicionado 127v e a tomada é 220v, tenho como usá-lo?

Tenho uma tomada 220 no quarto e comprei ar de 127v e queria usar essa ronda que está próxima do ar de janela? Comprei ar errado teria ser 220 mas ele é 127 como usar essa tomada?

Tenho um ar-condicionado 127v e a tomada é 220v, tenho como usá-lo?

Tenho uma tomada 220 no quarto e comprei ar de 127v e queria usar essa ronda que está próxima do ar de janela? Comprei ar errado teria ser 220 mas ele é 127 como usar essa tomada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Rafael Oliveira

Boa Tarde.

A solucao mais pratica seria um transformador, mas nao seria muito viavel financeiramente pois um transformador para aguentar a potencial de um ar condicionado tem um custo alto.Segundo teriamos que estar concertendos a potencia de Btus em watts para estar verificando se a rede e os dijuntores suporta o ar condicionado. Terceiro o serviço ideal era estar puxando do quadro um circuito novo fase, neutro 127v obs:se sua regiao disponibilizar o neutro na rede, calcular o cabeamento correto e disjuntor.

Att.Rafael

Responder
João  Ratto
Ideal Elètrica (Bauru, São Paulo) Ideal Elètrica - há 8 anos

Depende,se sua residencia tiver duas fases mais o neutro sim,agora se a sua região a rede for 220v/380v vai precisar de um trafo ,se resposta for a primeira é so´tirar fase e a colocar o neutro,agora se for a segunda precisara de um trafo,dúvidas consulte um eletricista da sua confiança ok,boa sorte

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 8 anos

Se a tensão de distribuição de sua região for 220/127 é possível alterar o circuito. Para isso deve ser levado em consideração a potência do aparelho. Pode ser necessário passar uma fiação nova do quadro até essa tomada. É interessante deixar um disjuntor exclusivo no quadro para o ar condicionado.

Responder
Gabriel Leal
Leal Serviço (São José do Rio Preto, São Paulo) Leal Serviço - há 8 anos

Em minha região algumas pessoas tem enfrentado o mesmo problema tenho resolvido da seguinte forma tenho alterado uma das fazes para neutro mas antes de realizar essa alteração e preciso verificar a potência do equipamento ea corrente para ver se os cabos instalados vão suportar a corrente em 127v

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Depende da sua região. Em algumas regiões do Brasil o fase neutro já é 220 e a fase fase 380. Neste caso não é possível transformar a tomada em 110. Somente um transformador resolveria seu problema.

Mas se a sua região tem sistema fase neutro 110 é possível sim alterar. Mas um profissional capacitado deve verificar a fiação existente pois o ar condicionado 110V usa o dobro de corrente do 220V. Pode ser que a fiação não suporte o novo ar.

Att

Paulo

Engenheiro eletricista.

Responder
Partenon Engenharia e Construção
Particular - há 8 anos

Pode usar um transformador para mudar a voltagem, mas precisa verificar se esta instalação suporta ligar um ar condicionado que normalmente necessita de instalação mais robusta pois consomem em geral mais energia que outros aparelhos domésticos. geralmente os fios para este fim têm mais de 4mm e disjuntores acima dos 25A.

Roney Alves de Sousa

engenheiro civil

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região