Porque a tomada não funciona?

Bom dia! tenho uma instalacao 110v bifasica , precisei transformar duas tomadas em 220v assim, apenas instalei mais um disjuntor e puxei a fase ate as domadas que ja tinha 110v instalado. Porem uma das tomadas passa energia mas nao faz funcionar os equipamentos( forno,gril,torradeira etc) o que poderia ser? bitola do fio, distancia da tomada ou o que? desde ja agradeco a ajuda! obrigado

Porque a tomada não funciona?

Bom dia! tenho uma instalacao 110v bifasica , precisei transformar duas tomadas em 220v assim, apenas instalei mais um disjuntor e puxei a fase ate as domadas que ja tinha 110v instalado. Porem uma das tomadas passa energia mas nao faz funcionar os equipamentos( forno,gril,torradeira etc) o que poderia ser? bitola do fio, distancia da tomada ou o que? desde ja agradeco a ajuda! obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Helio Do Carmo
Particular - há 7 anos

Helio do Carmo

Engenheiro Eletrico

Todos estão certo , mais como vc disse que uma funciona normal e a outra esta ligada com a mesma fiação e naõ funciona , veja se não é a tomada que esta com problema , teste a com um mini teste que vc compra em qualquer casa de construção por um preço bem baixo , para testar é simples ele é uma chavinha de fenda , vc coloca ele em cada buraco da tomada onde é ligado os aparelhos se açender nos 2 separadamente é 220V se em 1 acender é no outro não é 127 V ok

Helio Do Carmo
Particular - há 7 anos

Helio do Carmo

Todos estão certo , mais como vc disse que uma funciona normal e a outra esta ligada com a mesma fiação e naõ funciona , veja se não é a tomada que esta com problema , teste a com um mini teste que vc compra em qualquer casa de construção por um preço bem baixo , para testar é simples ele é uma chavinha de fenda , vc coloca ele em cada buraco da tomada onde é ligado os aparelhos se açender nos 2 separadamente é 220V se em 1 acender é no outro não é 127 V ok

Joao Marcelo Teixeira de Holanda
Instalador Eletrico (Fortaleza, Ceará) Instalador Eletrico - há 7 anos

No seu caso a unica coisa que podemos adivinhar é que quem fez a instalação não sabe como fazer! Para se ter 220 volts em uma rede com tensão secundária 110 volts é preciso fazer uma instalação exatamente como você citou mas antes disso você tem que ter certeza que o alimentador da concessionária possui mais de uma fase disponível, o que eu posso prever em seu caso é somente a falta disso ou a troca de uma das fases por um fio que seja neutro ou terra na tomada! Para isso um profissional qualificado pode fazer a avaliação, testes e correções necessárias e o mais importante com segurança pois instalação elétrica e segurança devem ter o mesmo peso.

Responder
Andre
Particular - há 7 anos

Obrigado a todos que me ajudaram com esse probleminha! Ja estava chamando um eletricista pra resolver o problema. Mas como as tomadas funcionavam normalmente achei que poderia resolver eu mesmo. mas só obtive sucesso depois que vcs compartilharam seus conhecimentos. Valeu mesmo pessoal.abs

Francisco Carlos de Carvalho Silva de Carvalho Silva

Boa tarde ANDRÉ,

Sobre suas tomadas verifique na especificação do fabricante dos eletros domésticos padrões de amperagem, verifique a potencia do disjuntos geral na entrada do seu medidor da concessionaria de distribuição de energia elétrica, veja seu quadro elétrico, qual é o modelo dos disjuntores, hoje trabalhamos com dois modelos exemplo Nema os pretinhos são mais antigos, Dim os pequeno cinza e brancos são mais modernos, padrão Nema para 220 v 25 amper, padrão Dim 16 amper, veja bem por mais que as tomas estão funcionado existe um risco em sua rede elétrica porque são padrões de disjuntores que trabalha com bitolas de cabos diferentes, e circuitos também, no seu caso seria necessário fazer um estudo de sua da carga de amperagem que você utiliza,e ai sim transformar, só lembrando que recebemos a Energia em volts mas usamos amperagem, abraços.

Lucas Umbelino
Umbelino - Projetos e Construções (Caieiras, São Paulo) Umbelino - Projetos e Construções - há 7 anos

Bom dia,

Como a maioria falou, possivelmente você colocou a mesma fase que está passando pelo primeiro disjuntor no disjuntor novo. Caso realmente tenha sido isso o ocorrido, haverá a mesma fase nos dois pios da tomada o que acarretará uma diferença de potencial de 0V. Se você colocar a mão ainda pode tomar choque pois há energia. Mas para fazer funcionar um equipamento de 220V, precisa de duas fases diferentes vindas direto do poste. Se a sua caixa de energia for monofásica, teria que trocar de modelo de padrão de caixa de entrada de energia. para isso, terá que solicitar junto à agência de energia para instalar um quadro bifásico ou trifásico e trocar o padrão (caixa de energia).

Para qualquer uma das opções, precisa-se de um profissional qualificado. Não se arrisque. Pode danificar algum equipamento ou causar algum acidente a você e à sua família.

Responder
Andre
Particular - há 7 anos

acho que essas informações foram muito boas! agora compreendi o problema! as tomadas da minha cozinha é dividida em dois disjuntores com fases diferentes nao sei porque razão , talvez para nao sobrecarregar! Então quando puxei essa oura fase para formar as tomadas 220v... uma funcionou porque esta com fase diferente. Enquanto essa que esta com problema repetiu a mesma fase.

Milton César dos Santos
Milfer Instalações Elétricas (Ponta Grossa, Paraná) Milfer Instalações Elétricas - há 7 anos

Andre veja se você não pegou a mesma fase, qualquer coisa é só mudar!

Responder
Milton César dos Santos
Milfer Instalações Elétricas (Ponta Grossa, Paraná) Milfer Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia Andre! Tudo bem? Você tem o bifásico? E você tem tomada 110v e colocou +uma fase e não foncionou ,Andre veja no quadro de disjuntores essas fases e ligação e veja essa fiação e disjuntor se é compativel com o forno,gril, e torradeira ,valeu Andre um abraço.

Responder
Clovis Orlando dos Santos
Watsul Manutenção Elétrica E Hidráulicas (Colombo, Paraná) Watsul Manutenção Elétrica E Hidráulicas - há 7 anos

Se seu padrão for 110 você não tem bifasico para pode tem certeza faça o teste com um multímetro você tira suas dúvidas multímetro não tem erro valeu se a leitura for 127 e monofasico e se for 240 e bifasico daí não tem erro blz

Responder
Luis
Versatil Marido De Alugue (Ponta Grossa, Paraná) Versatil Marido De Alugue - há 7 anos

se voce tem uma instalação 110V bifasica? para voce ter tomadas 220 volts, voce precisaria ter uma instalaçao 220 vlts monofasica. passa corrente mas não funciona porque voce não tem a segunda fase para formar o 220, voce esta usando a mesma fase. recomendo que chame um profissional.

Responder
Andre
Particular - há 7 anos

tenho uma instalaçao bifasica desta forma todas as tomadas eram 110v- (fase+neutro) foi instalado mais um disjuntor e puxado mais uma fase para as tomadas que queria 220v. assim ficou duas fases 110v e terra. O NEUTRO FOI ISOLADO.

Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 7 anos

Vc instalou as duas fases na tomada, lembre, 110 e uma fase e um neutro, 220 são duas fases sem neutro, de preferência se for padrão novo, o pino central vai um terra

Responder
J Roberto Nunes Assis

Caro André,

Sua instalação foi feita errada, procure um técnico em elétrica com crea.

Um abraço

Responder
Andre
Particular - há 7 anos

Boa tarde J Roberto! Nao entendo porque a instalação esta errada se a forma como o 220v é instalado aqui em minha cidade é exatamente desta forma: fase110v + fase 110v + terra no pino do meio.

Alexandre Celso Calado Ferreira Martins Instalações

André, é provável que vc tenha puxado a mesma fase para o outro fio da tomada.

Dessa forma vc não tem diferença de potencial entre as duas fases pois tem a mesma defasagem, ou seja, para 220V vc precisa das fases "R" e "S". Vc deve ter duas fases "Rs" ou duas fases "Ss".

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região