Tomada conjugada

Tenho um interupitor simples para lâmpadas quero colocar um conjugado com tomada mais só tem dois fios o faze e o neutro tem como fazer ?

Tomada conjugada

Tenho um interupitor simples para lâmpadas quero colocar um conjugado com tomada mais só tem dois fios o faze e o neutro tem como fazer ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Lindomar  Silva
L&D Instalações Eletricas (Osasco, São Paulo) L&D Instalações Eletricas - há 7 anos

Bom dia, como já citado o sistema de iluminação deve ser individual do sistema de tomadas.

na iluminação temos fase, neutro (teto), e retorno. nas tomadas (127) temos fase, neutro e terra.

alem de tudo isso precisamos saber a potencia do que ira ser ligado para nao termos problema com sobrecarga.

solução.... consulte um profissional da área.

engenheiro Lindomar da Silva Reis

Responder
Fabiano Muniz de Andrade Lima

Se tem só dois cabos significa que tem o fase ou neutro + o retorno. Vc terá que identificar qual é a fase e o neutro para instalar sua tomada, numa instalação correta o circuito de iluminação é separado do de tomadas então vc teria que pegar o fase e o neutro do circuito de tomadas. Mais é possível desde que o cabo fase e o neutro não seja fino.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 7 anos

Adilton, bom dia!!

Os dois fios que chegam no seu interruptor não é Fase+Neutro, deve-se verificar se é Fase ou Neutro + Retorno, para instalar uma tomada junto deste mesmo espelho, deve-se passar mais 3 fios, Fase+Neutro+Terra, pois normalmente o circuito de iluminação é separado do circuito de tomada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região