Como instalar uma tomada com reostato?

Bom dia

Quero instalar uma tomada com reostato em substituição de uma casa convencional. Tirei a convencional que tinha ligado dois fios pretos e um vermelho. A nova tomada apenas tem entrada para dois fios. Com o busca polos vi os fios pretos. Um não dava luz e o outro sim. Liguei o preto com luz e o vermelho é mesmo assim não funciona. Estarei a fazer alguma coisa mal? Não percebo nada de electricidade, alguém me pode ajudar? Obrigada

Como instalar uma tomada com reostato?

Bom dia

Quero instalar uma tomada com reostato em substituição de uma casa convencional. Tirei a convencional que tinha ligado dois fios pretos e um vermelho. A nova tomada apenas tem entrada para dois fios. Com o busca polos vi os fios pretos. Um não dava luz e o outro sim. Liguei o preto com luz e o vermelho é mesmo assim não funciona. Estarei a fazer alguma coisa mal? Não percebo nada de electricidade, alguém me pode ajudar? Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 1
Carlos Borges
Carlos Borges Instalações Elétricas (Cotia, São Paulo) Carlos Borges Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia a todos, estou percebendo que esta coluna, virou pg de classificados(propaganda), está escrito logo abaixo, q não é permitido deixar telefones e e-mais para contato, mesmo assim, estão fazendo, o o pior, que estão permitindo, abç. a todos.

Responder
José Boaventura Moreira
RCN Serviços em Construções Ltda (São Paulo Zona Norte, São Paulo) RCN Serviços em Construções Ltda - há 7 anos

É grande o campo de aplicação dos reostatos, que podem ser usados para ajustar as características de geradores elétricos, para reduzir a intensidade de iluminação e até para controlar a velocidade de motores elétricos. É o que acontece nos bondes, nos quais se usa um reostato para aumentar ou diminuir a velocidade do veículo.

Reostato é um resistor de resistência variável, geralmente utilizado para limitar a corrente elétrica em circuitos ou dissipar energia. A resistência pode ser um fio metálico, carvão ou um líquido condutor, dependendo da aplicação. O tipo metálico é o mais usado para correntes de intensidade média. Para correntes muito pequenas se usa o reostato de carvão, enquanto o reostato líquido se emprega em correntes de alta intensidade.

Um dos modelos de reostato mais usados consiste numa série de contatos sobre os quais corre um outro contato, móvel, manobrado por uma manípula. Conforme o ponto sobre o qual estiver encostado o contato da manípula, tem-se um valor diferente de resistência no circuito e, portanto, uma corrente diferente, o que permite regular a velocidade do motor.

O potenciômetro é um tipo especial de reostato que se usa para medir uma voltagem desconhecida ou a diferença de potencial. O modelo mais comum consiste simplesmente num resistor com dois terminais fixos e um terceiro terminal ligado a um braço de contato variável. Esse potenciômetro se usa, por exemplo, para controlar o volume em equipamentos de som, entre outras aplicações.

no seu caso da tomada o que eu entendi vc quer colocar um reostato na tomada para ter a medição de 127v. e 220v. isto e muito simples, vc pode escollher comprar o esquema ja pronto ou contratar um profissional (que realmente saiba o que vc quer) se vc quiser pode me procurar que faço o esquema eletrico pra vc, simplesmente conjugando 127v com 220v neutro e fio terra. abraço.

Responder
ACF Tecnologia em elétrica

Pelo que entendi vc está querendo instalar um dimer...Só encontrar o fio de força (fase) e o fio de retorno na lâmpada e ligar nos dois fios do dimer, não importa a polaridade ou os lados a serem ligados...Qualquer dúvida entre em contato ACF tecnologia em elétrica

Responder
Adriano Seixas
Brutus Eletricista Técnico (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Brutus Eletricista Técnico - há 7 anos

Reostato é um dispositivo que funciona como uma resistência, ou seja, ele aumenta ou diminui a intensidade de corrente (amperagem). Sua utilização é comum em luminosidade (mais ou menos luz), mais ou menos volume de som e etc. Portanto, não vejo muita utilidade de um reostato em uma tomada, mas sim em um interruptor de lâmpadas ou num rádio. Será que vc não está falando de outro dispositivo? De qualquer forma, a ligação é simples, seja lá o que for, pois se só existe entrada para 2 fios tem apenas que ver se é 127V - um vai o fio com energia e o outro vai o neutro, já se for 220V vão 2 fios com energia.

Responder
Silvio Luis Costa
Silvax Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Silvax Manutenção - há 7 anos

É interessante chamar um profissional, pois terá de saber qual a fase e qual o retorno para ligar certo, se é que estou entendendo o que está perguntando,( um interruptor com resistor para diminuir a intensidade luminosa da lâmpada).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região