Posso instalar uma tomada na fiação de ar?

Repocisionei a instalação de um ar que era 110V (janela), para 220V (split) no local que estava a tomada de 110V, coloquei uma tampa cega. Estava pensando em colocar um tomada (220V) nesta instalação, ou seja pode haver algum problema, estar no mesmo disjuntor o ar e uma tomada de 220V?

Grata

Fatima

Posso instalar uma tomada na fiação de ar?

Repocisionei a instalação de um ar que era 110V (janela), para 220V (split) no local que estava a tomada de 110V, coloquei uma tampa cega. Estava pensando em colocar um tomada (220V) nesta instalação, ou seja pode haver algum problema, estar no mesmo disjuntor o ar e uma tomada de 220V?

Grata

Fatima

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 6
Leonardo
Particular - há 6 anos

Até pode, porém vc tem q atentar na espessura correta do cabo de alimentação e se está protegida por disjuntor. Além do mais se o ar estiver ligado vc não pode alimentar aparelhos com alto consumo como, secador de cabelos, microondas, etc. Apenas aparelhos como tv, ventilador, etc. Mas o mais correto é deixar o ar e pichar outra fase com circuito separado. Espero ter ajudado. Leonardo técnico eletroservice montes claros mg

Eduardo Meneguin

O circuito do ar condicionado deve ser independente. Ou seja Disjuntor e cabos próprios e adequados para a potência do aparelho.

Para utilizar caixa com uma TUE (tomada de uso específico) deve-se lançar outro circuito com as mesmas considerações de calculo do disjuntor e dos cabos, lembrando sempre a necessidade de proteção IDR conforme é indicado em norma

Responder
Leandro Lima
Ll Reformas (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Ll Reformas - há 6 anos

Boa tarde, se utilizar a tomada junto com o ar ligado o disjuntor pode desarmar, ou seja, o disjuntor desarma para que o fio não sobrecarregue para não haver aquecimento (curto) nos fios.

o correto seria fazer uma tomada 220 v independente, ou seja, diretamente do quadro de energia (distribuição).

Qualquer duvida entre em contato, obrigado.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não é indicado... mantenha a rede do AR dedicado

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região