Como instalar tomada para Cooktop e forno sem quebrar a parede?

Olá

Comprei um apto. é vou fazer cozinha planejada com eletrodomésticos embutidos. Queria instalar uma tomada dupla para Cooktop e forno dentro do balcão da pia sem quebrar a parede. Tem como fazer isso? Tem uma tomada mais acima de onde queria colocar a outra, mas entre elas vai ficar a pedra de granito onde ficará a pia e o Cooktop.

Como instalar tomada para Cooktop e forno sem quebrar a parede?

Olá

Comprei um apto. é vou fazer cozinha planejada com eletrodomésticos embutidos. Queria instalar uma tomada dupla para Cooktop e forno dentro do balcão da pia sem quebrar a parede. Tem como fazer isso? Tem uma tomada mais acima de onde queria colocar a outra, mas entre elas vai ficar a pedra de granito onde ficará a pia e o Cooktop.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 1
Domingos Giovanni de Mello Pantalena

Bom dia o certo e ver o serviço ,o bom é quebrar e embutir mesmo porque a maioria destes equipamentos são 220v e o certo é vim com um circuito separado só para o fogão ,e tem o ponto de gás também para passar para o cooktop , a menos que for elétrico também terá que ter um outro circuito ,ou vim com cabos reforçados para os dois

Responder
Enilton Aparecido Franco
Franco Jesien Projetos E Instalaçoes Em Geral Eletrica (Barueri, São Paulo) Franco Jesien Projetos E Instalaçoes Em Geral Eletrica - há 6 anos

Oi meu nome e enilton sou tecnico e projetista em eletricas e dising . E possivel executar o seu serviços mesmo que venha a fazer avarias mas ao mesmo tempo exercendo um reparo onde nao ficaria danificado .pois vc vai complementar outros equipamentos a sua nova cozinha e necessario fazer uma instalaçao adequada para os novos equipamentos elwtricos para nao sub carregar a rede existente e nao comprometendo a infra istrutura eletrica existente .reparar quadro de distribuiçao .de disjuntores .acrecentando mais para exercer a sua individualidade .tem alguns profissionais que improvisao estas instalçoes e pençao no valor a ser pago pelo cliente mais nao dao a minima para respeitar as tecnicas eletricas vindo ocasionar serios danos aos clientes posteriormente .bom fica ao seu criterio fazer uma analice de sua instalaçao para nao ter problemas .

Responder
Felipe Pérez
Pg Solution (Guarulhos, São Paulo) Pg Solution - há 6 anos

Olá Monica boa tarde

Respondendo a sua pergunta, é totalmente viável fazer o que você precisa, utilizando um produto chamado "Eletrofita". A eletrofita va colada na parede "é tipo uma fita dupla face" no caso comenzaria desde aquela tomada que você indica e chegaria até o lugar da nova tomada, após a instalação se da um acabamento com massa corrida, ela tem um porem e é que a corrente maxima que suporta são 20 amperes, isso significa que seu aparelho no pode ter uma potência major que 2200 watts (se for 110) ou 4400 watts (se for 220).

Espero le sirva

Atenciosamente

PG Solution

Responder
Luiz Antonio
Luiz Antonio Leite (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Luiz Antonio Leite - há 6 anos

Prezada Mônica, o mais correto mesmo seria fazer este circuito totalmente embutido em conduite, utilizando cabinho de 4,0 mm. Entretanto, caso isto não seja possível, pode-se optar por fazê-lo externamente, utilizando canaletas no "Sistema X - 2 vias"!!!

Responder
Josué Domingues

Olá, Mônica.

Para não quebrar nada você deverá usar eletrodutos externos, pois precisará criar um novo circuito saindo do quadro de distribuição, uma vez que a potência alta desse tipo de aparelho (cooktop) exige circuito separado. Sugiro que você use um eletroduto externo de pvc e pinte da cor de tua parede para diminuir o impacto. Seria possível cobrir com drywall, mas aí você acaba criando uma saliência na parede, como se tivesse passando um encanamento por ali. O lado bom é que depois você pode dar um destaque nessa saliência com algum desenho ou coisa assim, basta ser criativa. Espero ter ajudado.

Responder
Eduardo Meneguin

É recomendado a instalação de circuito elétrico específico com a proteção adequada (disjuntor+IDR) para o Forno, idem para o cooktop se for elétrico, a partir do Quadro de Distribuição. Para a utilização da tubulação existente é necessário verificar a ocupação dos eletrodutos. Como é uma cozinha planejada a sugestão é prever os pontos necessários de alimentação, seja 127VAC seja 220VAC, junto ao arquiteto projetista da cozinha. Uma vez ele definindo onde serão os pontos de alimentação o passo seguinte é a instalação com o mínimo de interferência em alvenaria.

Responder
Cicero Santana da Silva
Eletrica Santana (Diadema, São Paulo) Eletrica Santana - há 6 anos

Bom dia! Passar esse circuito sem quebrar não é viável, pelo que entendi você falou que ainda vai colocar a pedra, sendo assim quebra antes, caso não tenho colocado a pedra ainda o correto é cortar pois precisa de um circuito especifico e fio cuja bitola varia de acordo com a potência do seu equipamento.

A eletrofita não precisa quebrar, mas não é aconselhável para esta finalidade.

Indo até o local posso encontrar uma solução que melhor atenda sua necessidade.

Responder
Julio Cesar  Ribeiro
Moriá Instalação Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Moriá Instalação Elétrica - há 6 anos

Provavelmente está tomada que tem acima da pia é 110v o forno é 220v tem que passar um circuito para o forno, costuma não caber mais fios nos conduíte existe no mercado um produto chamado Eletrofitas

que ajuda bastante.

Responder
André Andrade
Fusion Engenharia (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Fusion Engenharia - há 6 anos

Olá Mônica.

Neste caso você tem variáveis que dificultam a instalação sem ter que quebrar ou recortar a parede. Nossa sugestão seria recortar o granito até o móvel embutido e depois tratar o granito com uma empresa especializada, para poder passar um circuito individual (dependendo da carga utilizada pelo cooktop) para a nova tomada.

Responder
Francisco Souza
Floridas Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Floridas Pinturas - há 6 anos

bom dia sempre quando procure um profissional tem como estalar so compra ir etslar sem denifar pronto poso te ajudado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região