Tomada sem energia

Caro amigo, estou com o seguinte problema, as luzes da minha casa estão funcionando, mas as tomadas não, quando verifico com o multímetro, marca 110v, tenho um DR no quadro de energia, as luzes estão no mesmo disjuntor das tomadas, por isso citei que elas estão funcionando, o que pode estar errado? Fico no agaurdo, obrigado pela atenção. Segue arquivo DSC01253.zip, contendo fotos do quadro de energia.

Tomada sem energia

Caro amigo, estou com o seguinte problema, as luzes da minha casa estão funcionando, mas as tomadas não, quando verifico com o multímetro, marca 110v, tenho um DR no quadro de energia, as luzes estão no mesmo disjuntor das tomadas, por isso citei que elas estão funcionando, o que pode estar errado? Fico no agaurdo, obrigado pela atenção. Segue arquivo DSC01253.zip, contendo fotos do quadro de energia.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Carlos
Particular - há 5 anos

Olá.

Acredito que ser DR deve ser geral onde todos os circuitos estão ligados a ele, caso contrário vc terá problemas.

Se estiver tudo ok com o Dr, como vc afirma que as tomadas não funcionam porem estão energizadas, o problema está logo no início do circuito e muito provavelmente o neutro está rompido.

Assim que possível, coloque disjuntores para cada circuito.

Moisés Alves de Souza
Mobru Solutions (Santo André, São Paulo) Mobru Solutions - há 8 anos

Primeiramente não é correto ligar luzes e tomadas no mesmo disjuntor, em relação ao problema pode ser rompimento em algum ponto da rede, possível emenda mal-feita. Mas procure uma orientação de um profissional na área de elétrica, não um pedreiro faz tudo!!!

Responder
Emerson Pereira de Souza
Orfeu Serviços Elétricos (Diadema, São Paulo) Orfeu Serviços Elétricos - há 8 anos

Tal problema é tipico de "falso neutro", como já foi destacado nas outras respostas. Causado em geral por emendas deficientes e/ou superaquecimentos nas mesmas. Solicite um profissional para avaliar as condições da fiação e fazer a separação das redes (iluminação e tomadas).

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 8 anos

Olá Paulo. Para funcionar, a tomada 110 volts precisa estar instalado, de forma ininterrupta uma fase mais o neutro. Testar com o multímetro, dá mau resultado, pois você está encontrando uma falsa fase na tomada. Logo se você ligar uma lampada do tipo incandecente 220 volts, provavelmente ela não acenderá, o mesmo acontecerá se ligar um liquidificador ou secador de cabelos. Faça o seguinte. Com a chave geral desligada, verifique a tomada principal que recebe a fiação que provavelmente vem da caixa do teto da sala. Guie-se pela cor do fio se possível. Refaça as emendas na caixa de teto, isole corretamente e procure deixar as emendas distantes umas das outras. Se conseguir localizar a ligação na caixa de teto, tente fazer o teste com lampada 220 volts para ver se está ok até aí. Siga como explicado. Teste a tomada com a lâmpada e com o multimetro em seguida. Em caso de persistir a dúvida, acesse nosso site e contate-nos. Estamos a inteira disposição.

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 8 anos

Tudo Bem?

Pela Sua Informação, você deve estar com um falso neutro na sua leitura! Sugerimos que verifique cada tomada, mas diretamente na fiação, a começar pelo primeiro ponto mais próximo ao quadro de disjuntores; Sugerimos também que providencie circuitos e disjuntores separados

entre tomadas e iluminação. Solicite um profissional para efetuar a solução definitiva de seus problemas elétricos.

Tudo de Bom!

Responder
Rodrigo P Rodrigues
R&R Serviços Elétricos (Osasco, São Paulo) R&R Serviços Elétricos - há 8 anos

Olá, uma possível razão para este problema é o mal contato dos cabos nas tomadas, com isso o multímetro detecta tensão porém ao encaixar o plugue macho a corrente exigida não é fornecida, e isso provoca aquecimento na tomada.

Responder
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 8 anos

Por motivo de segurança é aconselhável que apenas um profissional capacidade faça serviços em instalações elétricas, tentar resolver um problema sem conhecimento técnico pide por em risco sua segurança da sua família e do seu patrimônio, meu conselho é : conteate um profissional habilitado.

Responder
Piter Araújo

Boa noite, pode ser algumas coisas, o mais comum neste caso é que o neutro pode ter rompido no meio do caminho, desse modo o multímetro te diz que a corrente esta normal, porem não esta.

desarme os disjuntores e faça o teste de continuidade do neutro da tomada até a caixa de passagem.caso não seja isso, entre em contato comigo que acharemos uma solução.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região