Trabalho com linha energizada

Pessoal, boa noite.

Como devo trabalhar com a energia elétrica ligada para realizar uma manutenção. O seguro é desligar, mas, já vi muitos eletricistas trabalhando sem desligar. Se tiver como me ensinar passo a passo estarei agradecido.

Trabalho com linha energizada

Pessoal, boa noite.

Como devo trabalhar com a energia elétrica ligada para realizar uma manutenção. O seguro é desligar, mas, já vi muitos eletricistas trabalhando sem desligar. Se tiver como me ensinar passo a passo estarei agradecido.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 3
Eng. Alvaro Clifford

É perigoso trabalhar em linha elétrica energizada. Somente pessoas habilitadas, qualificadas, capacitadas e autorizadas podem realizar serviços em eletricidade, conforme NR-10. Os serviços em lina energizada devem ser feitos com observância a todos os meios que puderes dispor para garantir a sua segurança dentre eles EPI's e EPC's. Espero ter ajudado.

Responder
Leandro Santos
Particular - há 5 anos

Prezado bom dia! Primeiramente você precisa ser habilitado e qualificado na área elétrica, possuir curso de NR-10 e SEP - sistema elétrico de potência. Permissão de Trabalho liberada pelo Dono de Área e SSMA, Especialista Elétrica / Utilizar os EPI´s recomendados NR-10 (Luva Classe II - etiqueta cor amarela - tensão máxima de uso 17.000 Volts, botina eletricista, calça e camisa ATPV III - Arc Thermal Perfomance Value - Valor de Performance para Arcos Térmicos) / Utilizar vara de manobra seccionável devidamente ensaiada conforme NR-10 / Manter diferença mínima de potencial (tensão de passo) / Rádios portáteis de comunicação; Integrantes capacitados e habilitados para atividades específicas; Garantir que todos os equipamentos e ferramentas sejam inspecionadas antes do uso e atendam ao padrão mínimo requerido pelas RACs; Manter área limpa e organizada; Isolar e sinalizar área / Afastar pessoas do raio da atividade / Comunicar áreas afetadas / Realizar o BLOQUEIO DE ENERGIAS PERIGOSAS COM CADEADO E ETIQUETA DE ADVERTENCIA / TESTE DE ENERGIA ZERO / Plano de Emergência que Contemple o Cenário / ENTRE OUTRAS MEDIDAS DE CONTROLE.

Mayke Casteliny
Shamah (Goiânia, Goiás) Shamah - há 8 anos

Bom Dia, concordo com os meus colegas, o correto é sempre desligar o circuito sinalizar que o circuito esta em manutenção, evitando a energização indevida, fazer o aterramento temporário e só após estas medidas de segurança realizar a manutenção, e sempre usar os APIs relacionada ao tipo de manutenção como por exemplo luvas de borracha com isolação ate 1000v luvas de couro botas de borracha com as devidas certificações, Apis de trabalho em altura casa esta manutenção esteja acima de 1,5mts de altura etc...Em casos específicos se realiza manutenção em circuitos energizados porem isso só deve ser feito por profissionais capacitados, seria um imprudência se alguém passasse um passa a passo de como trabalhar com circuito energizado.

Responder
Carlos Humberto Fagundes
Fag-eletrica Residencial (Santo André, São Paulo) Fag-eletrica Residencial - há 8 anos

Olá colega, minha sugestão vai na linha dos demais comentários, para manutenção o ideal é desligar o circuito a ser trabalhado, os que trabalham com o circuito energizado são aqueles que gostam de correrem riscos desnecessários.

Responder
Gilberto Santana
GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica (Itapevi, São Paulo) GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Boa tarde!

Caro Rogério, se você esta começando agora a trabalhar com eletricidade; é bom se informar das normas reguladoras NBR-5410, que nos previne a trabalhar com segurança. Também já vi muitos colegas trabalhando com as redes de eletricidade ligadas; mas também vi, muitos colegas sofrendo acidentes de queimaduras, com curto-circuito por não desligar a rede para um simples reparo. Portanto; sugiro se está ingressando nesta área, faça um curso técnico e você saberá o que fazendo. Espero ter ajudado, Forte abraço!!!

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Rogério, boa tarde!!

caso queira ingressar nesta área de atuação, recomendo que faça cursos, tanto técnicos como de segurança, pois um requisito básico para se atuar com intervenções elétricas é ter o curso da NR-10 atualizado, e para isso você deve estar capacitado à área técnica em eletricidade. Caso queira fazer manutenção por conta e risco, a recomendação é desligar totalmente o circuito onde você irá ter contato. Eletricidade é um risco que não se vê!!

Espero ter ajudado - Mateus (16) 9 88128810

Responder
Manoel H  Fonseca Jr
M2 Solution Instalação e Manutenção (São Vicente, São Paulo) M2 Solution Instalação e Manutenção - há 8 anos

Amigo, com todo o respeito. Se o ambiente onde você vai executar o trabalho não pode ser seccionado, então primeiro faça uma reestruturação dá área e depois o serviço. Aproveite a parada para fazer o que é certo para depois não se arrepender.

Responder
Manoel de Oliveira Neto

Olá sr.Rogerio:como vc.Mesmo afirma querer aprender o passo a passo,recomendo-lhe q. Jamais tente isso,mesmo porque,já vI muita gente dizendo ser profissional,sofrer acidentes com sequelas irreversíveis e até,perderem a vida então,desligue tudo e mantenha-se vivo ok?

Responder
Diego Souza
Jd3 Elétrica, Automação E Segurança (Cotia, São Paulo) Jd3 Elétrica, Automação E Segurança - há 8 anos

Amigo, por mais que te pressionem, você não é obrigado a trabalhar com rede ligada. Nesse caso você tem o direito da recusa para o trabalho. Risco em eletricidade é coisa séria, e como todos disseram aqui, pode te matar. Não se arrisque! Abraço.

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá bom dia. trabalhos em redes energizada é sempre perigoso. Porem as veses não é possivel desligar por não poder sofrer interrupções. sempre que realizo esse tipo de trabalho instalo um dispositivo de segurança. tipo um dijuntor residual. já que 30 ma é suficiente pra levar a morte. Lembrando sempre que o que mata não é a tenção elétrica é sim a corrente eletrica

Responder
LGN Climatização e Elétrica.

Amigo indico trabalhar com a rede desligada, trabalho em rede viva requer estudo e cursos de segurança NR-10 . Trabalhei muito com alta tensão e linha viva e os acidentes sao muitos, por isso melhor não arriscar.

Responder
Rodolfo Machado de Oliveira
Rmo Serviços De Instalação E Manutenção Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Rmo Serviços De Instalação E Manutenção Elétrica - há 8 anos

Toda tensão elétrica e perigosa até mesmo uma pilha de 1,5V pode matar, porque menor a tensão maior a corrente elétrica que é o perigo, existem circunstancias que devemos trabalhar com a rede ligada, por isso não se aventurem tem que ser profissional pra saber o que esta mechendo

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região