Denilson Torres
Trabalhos Pequenos Instalação Elétrica

Instalar auto transformador para split de 24000 btu qual eu compro.

Trabalhos Pequenos Instalação Elétrica

Instalar auto transformador para split de 24000 btu qual eu compro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Eng. Alvaro Clifford

Cuidado pois é interessante prover proteção antes e depois do transformador e a NBR 5410 orienta a adequação do circuito e não a instalação de um transformador. Mas de qualquer forma para uma máquina deste porte além de um transformador você poderia ter uma série de outros acessórios como contatoras, capacitores que propiciariam uma partida mais suave da corrente elétrica da máquina e a compensação de reativo necessária também. Espero ter ajudado. Se precisar entre em contato.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 8 anos

Bom dia Denilson. Não é viaável, visto que o transformador ficaria sempre sob tensão, consumindo energia, a não ser que vc desligasse o disjuntor toda vez o que mataria o conforto do controle remoto do aparelho. Ainda fica mais barato vc passar sua alimentação para fornecimento trifásico, visto o de 24000BTUs ser trifásico..Espero ter ajudado.

Responder
José Heleno

Prezado Boa noite,

conforme normas técnicas de instalações elétricas em baixa tensão NBR 5410/2005 não é recomendado a instalação de trafos abaixadores ou mesmo elevadores de tensão para uso continuo, o ideal seria mesmo converte seu ponto elétrico de instalação do ar condicionado em rede alimentadora de 220 v, ou seja um sistema de 02 fases e aterramento.

Heleno

JH Projekto

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Bom dia!!

Lembrando que a melhor opção seria mudar o padrão da tua residência/Comércio para bifásico (220V) ou um transformador de 7000VA seria o suficiente, porém devem ser instalados disjuntores de 55A no primário, com tensão 127V, e 30A no secundário com tensão em 220V, cabo de no mínimo 10mm² no primário, podendo ter necessidade de cabo com bitola maior dependendo da distância e cabo de 6mm² para o secundário, onde terá 220V, também podendo ser mais grosso dependendo da distância. Espero ter ajudado - Mateus

Responder
Wellington Liberio

Bom Dia Denilson Torres o ideal não é usar o transformador em caráter absoluto mas se não houver jeito o transformador mais indicado para o uso e o transformador de 7000 VA que está na faixa de preço de R$ 250,00... Tenha um excelente dia...

Responder
Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 8 anos

nao compensa sai mais barato tranformar a tomada pra 220 mesmo que tenha que mudar o medidorr da ampla...esse tranformador seria muito caro nao seria eficiente e tem o fator de potencia alto sua conta de luz iria na estrelas.....já desfiz muito circuitos assim de pessoas enganadas pelo balconista da loja de venda

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região