Para trocar a fiação de um apartamento pequeno é necessário quebrar paredes?

A fiação do meu apto é de péssima qualidade. Preciso trocar a fiação por espessura de 6 mm, porque a atual não suporta a potência do chuveiro. Sendo apto pequeno quero saber se é preciso quebrar parede e o tempo que este tipo de serviço requer

Para trocar a fiação de um apartamento pequeno é necessário quebrar paredes?

A fiação do meu apto é de péssima qualidade. Preciso trocar a fiação por espessura de 6 mm, porque a atual não suporta a potência do chuveiro. Sendo apto pequeno quero saber se é preciso quebrar parede e o tempo que este tipo de serviço requer

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Respostas úteis 4
Ricardo Santos Ferreira
Afirreira Eletrical Service (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Afirreira Eletrical Service - há 7 anos

se for só a do chuveiro.

É preciso um profissional fazer uma visita no seu apartamento para pode analisar o caminho que o cabo de 6mm vai percorrer e o diametro do eletroduto para poder ter uma certeza bem mais precisa da sua pergunta beleza abrç

Responder
Igor  Eduardo
Ijs Construtora E Tecnologia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ijs Construtora E Tecnologia - há 7 anos

Olá Irma Lustro,

Para fazer apenas a troca dos condutores, não precisa abrir, corta ou quebrar paredes. Mas se o eletroduto esteja obstruído, terá que quebrar paredes.

Responder
Davi Francisco de Oliveira
Raio De Luz "instalações Elétricas" (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Raio De Luz "instalações Elétricas" - há 7 anos

Olá IRMA LUSTRO, para iniciarmos lembro que todo e qualquer serviço na parte elétrica de apartamentos ( com ou sem condomínio) por lei só pode ser executado com elaboração de ART ( anotação de responsabilidade técnica), esse documento só pode ser expedido por engenheiro elétrico ou técnico em eletrotécnica, não se esqueça desse detalhe. Quanto a pergunta em si, é necessário uma visita técnica para avaliar em que situação encontra-se os eletrodutos e qual a sua bitola, para poder dar uma resposta mais precisa.

Responder
Ademar de Oliveira
Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 7 anos

Para atender a performance de uma elétrica em um apartamento, precisa ser avaliado se for aumentar mais pontos que seja necessários ai sim, precisa abrir as parede e atender a tubulação com passagem e encontro com as que já existem no local, para atender a distribuição.

Mais tudo tem que seguir as norma vigente que atende a NBR5410.

A ELETRO-10 tem essa visão na qualidade e segurança seguindo as norma de segurança ( NR10)

Responder
Gledson Lima
Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica (Capela do Alto, São Paulo) Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica - há 7 anos

Para esse trabalho não bastaria apenas trocar o cabo mas talvez tambem os disjuntores de alimentação da sua residencia, porem para esse tipo de trabalho geralmente não se vê a nescidade de quebra de parede ou qualquer tipo de trabalho de alvenaria, apenas lhe oriento a pedir um auxilio de um bom técnico eletricista ou senão continuara com o mesmo problema ou ainda pode ate piorar oque já esta ruim. duvidas estou a disposição.

Responder
José Lemos
Tecnicojal Elétrica E Telecom (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tecnicojal Elétrica E Telecom - há 7 anos

Irma, bom dia!

No seu caso tem que se verificar a espessura dos conduites,sabendo-se que nas construções antigas como citado era colocado conduites de 1/2 para economia, se for esse o caso tem que se quebrar para colocação de nova fiação, também não esquecer de observar a fiação da entrada e antigamente era de 4 mm com chaves faca, se for fazer essa troca aconselho a chamar um profissional que alem de executar o trabalho forneça também ART (Anotação de responsabilidade Técnica), para sua confiabilidade.

Responder
Gilberto Caetano
Eletrotécnica 3g1r4c (Itapecerica da Serra, São Paulo) Eletrotécnica 3g1r4c - há 7 anos

Não acredite em solução milagrosa, e nessario a visita de um profissional... Dependerá do posicionamento da cx caso esteja instalado na mesma pare, conduíte e ou eletrodutos, quanto espaço está ocupado... Em fim são muitas vertentes para apresentar uma solução.

Responder
Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Boa tarde Irma

como vc afirmou que já tem um cabeamento de 6mm é quase certo que não precisará quebrar a parede apenas trocar a fiação. Seria bom solicitar a visita de um eletricista para dar uma opinião "in locum", pois quem sabe apenas a troca do disjuntor já resolve o seu problema

João Ramos
Jramos Instalação Manutenção Elétrica (Jundiaí, São Paulo) Jramos Instalação Manutenção Elétrica - há 7 anos

chuveiro que consome 7500w, pede um disjuntor de 40A e uma fiação de 6mm. Segundo a norma brasileira NBR5410, condutores de cobre de 6mm suportam até 36A de corrente. Para tensão de 127V e Para tensão de 220V. Recomendo que chame um eletricista pra executar o serviço. Ele vai fazer o procedimento correto.

Responder
Roberto
Torres Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Torres Serviços - há 7 anos

Irma, boa tarde!

Vç pode efetuar a troca parcial somente do circuito do chuveiro, a casos que dependendo da potência do chuveiro podemos colocar fio de 4,5mm.

Não pode esquecer de colocar um disjuntor bipolar 34 amp. no circuito do chuveiro.

Att.

roberto C. Torres

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região