Posso usar adaptador de tomadas para esse caso?

Comprei uma estufa elétrica que tem plugue 20A e as tomadas em minha casa são todas para 10A, nesse caso preciso usar adaptador. Queria saber se tem problema em usar adaptador ou se posso mandar tocar o plugue para 10A numa assistência técnica.

Posso usar adaptador de tomadas para esse caso?

Comprei uma estufa elétrica que tem plugue 20A e as tomadas em minha casa são todas para 10A, nesse caso preciso usar adaptador. Queria saber se tem problema em usar adaptador ou se posso mandar tocar o plugue para 10A numa assistência técnica.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Claudinei Oliveira Oliveira
Dineytec Projetos Em Aço Inox Alumino E Vidros (Guarulhos, São Paulo) Dineytec Projetos Em Aço Inox Alumino E Vidros - há 5 anos

Boa Noite Maria De Fatima.

Será nescessario a troca da tomada de 10A, mas também deverá considerar a amperagem que os cabos instalados suportam, dependendo da distancia do QD até a tomada e se ha outros equipamentos no mesno circuito. Esclareço que se fizer o correto terá ecomonia na conta e segurança no manuseio e uso dos equipamentos.

ATT:Claudinei Oliveira

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sra. Maria:

Grande parte dos acidentes com instalações elétricas ocorre por utilização dos "adaptadores". Equipamentos específicos necessitam de tomadas e circuitos específicos. Não corra riscos desnecessários com "adaptações permanentes". Consulte sempre um profissional eletricista. Boa sorte!

Responder
Vicente Godoy
Quântica Eletricidade E Automação (Hortolândia, São Paulo) Quântica Eletricidade E Automação - há 5 anos

Se for somente a tomada de 10A, porém a fiação for de 2,5mm, pode trocar somente a tomada para 20A, jamais troque o plug. Se a corrente elétrica descrita na etiqueta do forno for maior que 16A, deverá trocar também a fiação para 4mm.

Responder
Edson Borges
Edsson Eletricista Instalador (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edsson Eletricista Instalador - há 5 anos

Olá,bom dia,espero poder te ajudar com minha resposta técnica,bom o ideal é ver potência da estufa que a senhora/senhorita comprou fazer as devidas análises na instalação,como fiação disjuntores e aí sim poder trocar a tomada,agora depois de tudo isso feito e não houver a necessidade de troca das fiações do circuito de tomadas não vejo o porquê de não trocar a de 10A,por uma tomada de 20A já que o plugue macho é de 20A,obs: não use adaptadores para esses tipos de aparelhos.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Não faça isso; Troque a fiação o dijuntor e depois a tomada;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região