Como trocar a tensão de trifásico para bifásico?

Gostaria de saber quais as providências devem ser tomadas quando fizer a troca de tensão de minha residência? Afetará algum equipamento elétrico?

Como trocar a tensão de trifásico para bifásico?

Gostaria de saber quais as providências devem ser tomadas quando fizer a troca de tensão de minha residência? Afetará algum equipamento elétrico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 2
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 1 año

Geralmente trocar de padrão trifásico pra bifásico só é vantajoso caso o consumo elétrico médio da residência seja inferior a 100kW/h por mês, pois esse é o mínimo que muitas concessionárias cobram na conta de energia elétrica, mesmo se o consumo for nenhum ao longo do mês. Já no padrão bifásico esse valor cai para 50 kW/h.

No mais, ao realizar a troca, de imediato, haverá o inconveniente de algumas tomadas não funcionarem, pois o normal em qualquer quadro de distribuição é ocorrer a distribuição das fases e a ausência de uma delas, fará com que alguns ramais deixem de funcionar. No entanto, isso é possível corrigir redistribuindo as duas fases, o que vai exigir um certo tempo de mão-de-obra.

Porém, mais uma vez ressalto que a mudança de padrão só é vantajosa caso o consumo mensal de energia esteja sempre abaixo de 100kW/h, pois se estiver sempre acima disso, não há a menor necessidade de mudar o padrão.

Responder
Magda
Particular - há 1 año

Obrigada Eduardo pela sua informação, para mim é vantajoso, pois coloquei placas de energia solar e vou distribuir na residência de minha filha, que mora sozinha e o consumo de energia ultrapassa os 100kw , raramente, 2 x ao ano.

obrigada pela sua resposta.

Marcio dos Santos
Mds Construções E Reformas (Bertioga, São Paulo) Mds Construções E Reformas - há 1 año

Bom dia! Primeiramente é necessário ver qual o consumo da sua residência pra saber se compensa deixar só com duas fases, e se for possível depois da eliminação de uma fase e necessário a troca dos disjuntores do ramal de entrada e geral dos quadros de distribuição trocar os barramentos dos quadros e fazer um balanceamento de carga

Responder
Cicero Nelson Da Silva

Geralmente quando um sistema elétrico é definido como trifásico, é porque às vagas são um pouco mais elevada, então, além de trocar os barramento balancear às cargas, também talvez temos que aumentar a bitola do ramal de entrada e talvez até fazer alteração de padrão de entrada; más si tiver algum equipamento trifásico aí às coisas se complica, porque temos que pensar como vai ser feito o acionamento desse equipamento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região