Como fazer a instalação elétrica?

uma dúvida sobre o condutor neutro, na minha região temos duas fases 127 e o neutro, se a minha instalação é toda em 220v usando apenas as duas fases, para que o neutro? ou seja, o neutro deve obrigatoriamente entrar na residência, ser levado do medidor até o QDC, ou fica apenas no padrão? como seria a instalação do QDC nesta situação? obrigado a todos, Deus os abençoe.

Como fazer a instalação elétrica?

uma dúvida sobre o condutor neutro, na minha região temos duas fases 127 e o neutro, se a minha instalação é toda em 220v usando apenas as duas fases, para que o neutro? ou seja, o neutro deve obrigatoriamente entrar na residência, ser levado do medidor até o QDC, ou fica apenas no padrão? como seria a instalação do QDC nesta situação? obrigado a todos, Deus os abençoe.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Paulo Ricardo Pereira Rodrigues

Olá, boa noite! Por norma toda instalação elétrica deve ter condutor neuto (110v e 220v). Na verdade o condutor neutro sai do transformador da concessionária de energia de sua região, existe uma ligação chamada estrela neste transformador, e o neutro sai do meio desta estrela. Tecnicamente, por norma, jamais deve-se usar o condutor neutro para simular TERRA (ground), isso poderá causar acidentes na sua instalação, e os dispositivos de proteção (DPS e DR) não funcionarão corretamente. Então, JAMAIS, use o neutro como TERRA. Obrigatoriamente o neutro deve entrar na sua residência, indo até o QDC, e sendo distribuído aos equipamentos em 127v, mas se seus equipamentos são todos 220v, então você não precisará de neutro. Em contrapartida, o neutro promove uma segurança nas instalações, por exemplo, em uma lâmpada deve-se sempre interromper o fio fase, ou seja, o fase vai ligado ao interruptor, e coloca-se um retorno até a lâmpada, e no bocal (suporte) da lâmpada, colocamos o neutro direto, isso faz com que toda a vez que a lâmpada estiver desligada, não exista corrente nos fios de sua instalação.

Responder
José Renilton Araújo de Matos

Na minha opinião leva o Neutro até QDC se precisar fazer um circuito 127 tá lá.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região