É possível instalar uma tomada em um interruptor duplo ?

Gostaria de saber se é possível instalar uma tomada em um interruptor duplo para ligar uma geladeira. Tenho um cômodo com uma interruptor duplo que acende a luz do cômodo e a luz do corredor, é possível puxar uma tomada a partir desse interruptor?

É possível instalar uma tomada em um interruptor duplo ?

Gostaria de saber se é possível instalar uma tomada em um interruptor duplo para ligar uma geladeira. Tenho um cômodo com uma interruptor duplo que acende a luz do cômodo e a luz do corredor, é possível puxar uma tomada a partir desse interruptor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

João Luís Martins
Jlc Instalação Elétrica E Hidráulica (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Jlc Instalação Elétrica E Hidráulica - há 6 anos

Boa noite aline. Seria até possivel, mas o correto é vc puxar um circuito com condutores compativeis e tambem é sempre mais adequado vc individualizar os circuitos de iluminação e de tomadas, assim vc pode desligar um sem que o outro tambem desligue!!!

Mas isso sera melhor interpretado com um acompanhamento de um tecnico.

Pois o mesmo deve dividir a o consumo de energia por rede e djuntores para uma maior segurança!!!!

E tambem é bem provavel que esse interruptor tem condutores com capacidade de alimentar uma lampada e na cais dele pode nao haver um condutor neutro.

Sendo assim é melhor fazer um circuito independente!!!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não é aconselhavel, pois a bitola dos cabos não irá ser suficiente e para passar novos cabos, o conduite ficará pequeno;

A disposição;

Adelar Camargo Maquiera
Acsis Sistemas De Segurança (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Acsis Sistemas De Segurança - há 6 anos

Teria que refazer a fiação pois os interruptores normalmente tem somente uma fase chegando e provavelmente com fio 1,5mm. precisaria um neutro e uma fase com no minimo um fio 2,5mm. aconselho que faça um circuito com cabos novos a partir do CD.

Responder
Ronaldo braga
Prestservic (Piracicaba, São Paulo) Prestservic - há 6 anos

Sim é possível instalar a tomada junto com os interruptores já existentes. Hoje existe linhas modulares de interruptores e tomadas...pelo que observei vc possuir uma caixa 4x2 onde existe 2 interruptores...vc precisará adquirir em uma casa de materiais elétricos 2 módulos de interruptores...observando se se são simples ou paralelos,um módulo de tomada de 10 ou 20A...a placa de acabamento e o suporte...recomendo a marca Alumbra Siena...mais tbm existem várias outras no mercado...e por final observar se o circuito das tomadas da cozinha passa por essa caixa onde estão instalados os interruptores, caso não providenciar os cabos e executar a instalação do circuito, sempre seguindo as normas técnicas...em caso de dúvidas chame um profissional qualificado ou habilitado para o serviço.

Responder
Edmarcio Costa Borges

Não se deve misturar circuitos elétricos de iluminação com tomada de força. Ambos podem coexistir no mesmo espaço, porém se você aproveitar o cabo da iluminação para a tomada ficará sem iluminação quando houver uma sobrecarga ou curto circuito

Responder
Nilson Campos
Nilson Campos Eletricista (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul) Nilson Campos Eletricista - há 6 anos

É possível sim ! Hoje nas lojas de materiais elétricos encontramos tomadas com 2 interiores e uma tomada.

Será preciso verificar sem existe fios para a ligação desta tomada

Responder
Marcos Gonzales
M.a Soluções Elétricas (Pelotas, Rio Grande do Sul) M.a Soluções Elétricas - há 6 anos

Olá Aline! Sim é possível, assim como nosso amigo disse acima, só é preciso verificar os fios. No caso de tomada verificar se cruza fase e neutros pela caixa do teu interruptor, senão teria que puxar da sextavada do teto para assim conseguir energizar a tomada.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região