Uma tomada de 20A supota um equipamento de 22A por quanto tempo?

Tenho uma chapa elétrica de 5000 wats e de 220V ..

Fiz uma continha básica e percebi que ela chega a consumir 22A ..

No entanto minha tomada é de 20A.

Preciso usar ela por umas 5 horas no máximo.

Será que aguenta?

Uma tomada de 20A supota um equipamento de 22A por quanto tempo?

Tenho uma chapa elétrica de 5000 wats e de 220V ..

Fiz uma continha básica e percebi que ela chega a consumir 22A ..

No entanto minha tomada é de 20A.

Preciso usar ela por umas 5 horas no máximo.

Será que aguenta?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 6 anos

R: Se não trabalhar na maior temperatura deverá suportar, pois o informado é sempre a carga maxima....

A disposição;

Ricardo de Melo Amaral

O correto é colocar a fiação com os mm corretos e o djuntor na amperagem de acordo com a especificação do fabricante. Caso seja instalado incorretamente os danos pode ser maior que apenas um aparelho queimado ou fiação torrada. Pode causar incêndio. Quando chegar a uma certa temperatura o djuntor vai desarmar até. Chegar o momento da falha e acontecimento de possíveis danos. Cuidado o barato sai caro.

Fernando Henriques de Oliveira

Não aventure, contrate um profissional.

Cobrei de uma cliente R$ 250,00 p/ transformar tomada em 220V e ver porque um fase não operava em algumas tomadas.

A cliente achou caro e chamou o "SEVERINO", porteiro e faz-tudo do prédio. Resultado: acionou os bombeiros e teve prejuízo na cozinha com micro-ondas e forno elétrico. Ele cobrou R$ 50,00..............

Responder
Carlos
He Serviços (Sorocaba, São Paulo) He Serviços - há 6 anos

Rafael, 20 Amperes é apenas a corrente nominal da tomada, sua capacidade real de corrente varia com o tipo de material utilizado e de suas características construtivas e portanto depende do fabricante da tomada.

Uma tomada da baixa qualidade certamente se deformara em algumas horas.

Responder
Tiago Moura Rocha
Tasa Instaladora (Gravataí, Rio Grande do Sul) Tasa Instaladora - há 6 anos

Caro, Rafael!

O ideal seria usar uma tomada no padrão industrial monofásica de 32A. O circuito ideal seria: disjuntor de 25A, fiação de 4mm², tomada e plugue padrão industrial de 32A. Veja o exemplo em anexo. Espero ter ajudado.

Tiago Moura Rocha

Eletrotécnico

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região