Uso do multímetro

O Que Acontece Se Eu Colocar As Duas Pontas Do Multímetro Na Mesma Fase? Com O Mesmo Sendo Usado Para Medir Tensão

Uso do multímetro

O Que Acontece Se Eu Colocar As Duas Pontas Do Multímetro Na Mesma Fase? Com O Mesmo Sendo Usado Para Medir Tensão

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 2
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

Olá Marcelo.. Não acontece nada... O multímetro vai acusar "0", pois neste caso a ddp (diferença de potencial) no mesmo cabo será zero... Não existe... Como um amigo já disse, para serviços com eletricidade é necessário ser um profissional capacitado e habilitado com curso de NR-10... Espeto ter ajudado -

Responder
Jailson  Batista

Bom dia,

Teoricamente o multimetro não irar medir nada, pois a escala de tensão alternada (V~) ela medi a diferença de potencial, só terar diferenca de potencial em fios que estejam energizados diferentemente. No caso Fase com Fase/ Fase com Neutro e Fase com Terra

Responder
Decio Costa Miranda

O multímetro tem a finalidade de realizar varias medições tais como tensão(voltagem) continua ou alternada, resistência elétrica, corrente elétrica (amperagem).A duvida que você a presentou foi com relação a medida de tensão elétrica. O voltímetro é o instrumento que mede tensão elétrica o mesmo é ligado em paralelo com a carga ou a fonte, ou seja é necessário ter uma ddp.(diferença de potencial) exemplo uma ponteira deverá estar em contato com a fase e a outra em contato com o neutro, neste caso o instrumento irá indicar a tenção nominal 127v.Caso as ponteiras estejam em contato na mesma fase o instrumento irá indicar 0v pois não há diferença de potencial.

Responder
Claudio Castro da Silva
Castro Instalação Ltda - Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação Ltda - Me - há 9 anos

Se você colocar as duas pontas do multímetro na mesma fase aparentemente não ocorrem nenhuma medição

Mas fica atento com a escala do multímetro e a tensão que esta na fase.

O uso do multímetro deverá ser manejado por uma pessoas habilitada,

Acredito que é uma pergunta sem nenhum sentido

Responder
Eng. Alvaro Clifford

Se estiver selecionado corretamente a medição de tensão no multímetro a sua medição será zero, sem danos ao equipamento. Procure ler o manual do equipamento, porém devo advertir que somente pessoas, habilitadas, qualificadas e autorizadas devem fazer serviços em eletricidade conforme NR-10.

Responder
Gilberto Santana
GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica (Itapevi, São Paulo) GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica - há 9 anos

Bom dia Marcelo. E feliz ano novo.

Se colocar as duas pontas do medidor na mesma fase de uma tensão nominal, não acontecerá nada, Como sabemos, os medidores tem uma resistência especifica em cada escala de medição, que varia em cada tensão e corpo especifico. Neste caso, não acontece esta variação devido ser na mesma fase. Isso só ocorre quando aplicado em fases diferentes. Espero ter ajudado, mas sugiro que leia o manual de instruções do aparelho que tem todas as especificações técnicas de uso. Forte abraço!

Responder
Fabio Alexandre da Silveira
Vigale Instalações Eletricas (Praia Grande, São Paulo) Vigale Instalações Eletricas - há 9 anos

Se o multimetro estiver na posição certa para medir tensão,a medição sera zero pois o mesmo vai ler a medição como série , se o multimetro estiver en outra posição de medição resitencia por exemplo ,pode ocorrer a queima do equipamento

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região