Quais as vantagem e desvantagem do conversor CA/CC de alta potencia?

Preciso ligar um compressor de 15kw tensão de 220v CA em um circuito 24v CC, nesse caso sei que tenho que usar um conversor CC/CA, mas me disseram que mesmo se o conversor for de no minimo o dobro da potencia nominal do motor não será eficiente devido a perda na frequência. Será?

Quais as vantagem e desvantagem do conversor CA/CC de alta potencia?

Preciso ligar um compressor de 15kw tensão de 220v CA em um circuito 24v CC, nesse caso sei que tenho que usar um conversor CC/CA, mas me disseram que mesmo se o conversor for de no minimo o dobro da potencia nominal do motor não será eficiente devido a perda na frequência. Será?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

Você pode usar um inversor de frequência CC/CA ou softstarter mais inversor de tensão CC/CA.

Geralmente você dimensiona considerando as perdas do inversor CC/CA.

Geralmente se utiliza a fórmula Potência do Equipamento / 0,80 no seu caso 15.000 / 0,80 = 18,750 W ou 18,75 kW.

Precisa verificar qual potência máxima que o inversor suporte por um determinado tempo geralmente segundos e verificar se é suficiente para suportar a corrente de partida do motor.

Responder
Francisco Nunes Mesquita
Francisco Nunes mesquita (Goiânia, Goiás) Francisco Nunes mesquita - há 6 anos

Bom dia.

O seu compressor é mono ou tri?

O conversor vai converter já com a frequência ideal, que é 60Hz. O seu maior problema é a carga é indutiva e a corrente de partida é alta, chega ser até 7.5 vezes a corrente nominal,por esse motivo vc vai precisar de um equipamento muito potente, por esse motivo o custo fica alto.

Melhor levar uma rede alternada, pois onde tem sua rede CC tem uma CA por perto

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região