Ventilador de teto com 2 capacitores

Olá, a tomada do meu ventilador de teto queimou e comprei uma outra, instalei até ai tudo tranquilo, só q ao usar, ele fica de 3 a 5 min ligado e desliga... então percebi que:

1º a tomada que queimou não tinha capacitor e a que eu comprei tinha

2º vi q lá encima próx. ao motor tb tem um capacitor

então eu acredito q seja por isso que ele está desligado, que por ter 2 capacitores está forçando... minha pergunta é, se eu tirar um dos 2 capacitores, ele vai funcionar normal?

Ventilador de teto com 2 capacitores

Olá, a tomada do meu ventilador de teto queimou e comprei uma outra, instalei até ai tudo tranquilo, só q ao usar, ele fica de 3 a 5 min ligado e desliga... então percebi que:

1º a tomada que queimou não tinha capacitor e a que eu comprei tinha

2º vi q lá encima próx. ao motor tb tem um capacitor

então eu acredito q seja por isso que ele está desligado, que por ter 2 capacitores está forçando... minha pergunta é, se eu tirar um dos 2 capacitores, ele vai funcionar normal?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Christian  Almeida da Costa
Eletrotec Manutenções Elétricas (Caraguatatuba, São Paulo) Eletrotec Manutenções Elétricas - há 9 anos

Giuliano, o que vai determinar o funcionamento correto é o valor do capacitor conforme o fabricante, da forma que o senhor ligou somou-se os valores dos capacitores, é uma propriedade da ligação em paralelo. A "sorte", neste caso do senhor, é que os ventiladores (grande maioria) tem um sistema que quando ele esquenta demais ele para de funcionar e volta a funcionar quando esfria.

Responder
Tiago Agnelo da Silva
Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista (Marília, São Paulo) Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista - há 9 anos

Bom dia Giuliano,

Com certeza essa associação de capacitores é o que está fazendo seu ventilador parar. Eu aconselho você a chamar um profissional da área para verificar a melhor solução, mas como você parece ser uma pessoa que gosta de solucionar as coisas, tire um dos capacitores.

Atenciosamente,

Tiago Agnelo

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região