Como devo fazer para transformar minha rede elétrica de 110V para 12V?

Preciso ligar aparelhos de 12V com corrente de 1A em série. Como devo fazer para transformar minha rede elétrica de 110V para 12V?

Como devo fazer para transformar minha rede elétrica de 110V para 12V?

Preciso ligar aparelhos de 12V com corrente de 1A em série. Como devo fazer para transformar minha rede elétrica de 110V para 12V?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 2
Manutep
Manutep (Camaçari, Bahia) Manutep - há 6 anos

Prezado Alan,

É necessário saber se a corrente nesta tensão de 12v é contínua ou alternada. Para corrente contínua, pode comprar uma fonte em uma loja de eletrônica (verifique a corrente da fonte); para corrente alternada, deverá utilizar um transformador 127/12v (verifique a potência dele).

Responder
Roberto Miranda

Bom dia Alan, a sua necessidade é de tensão 12V Corrente Continua ou Alternada?

Caso seja corrente contínua, existem variadas opções de fontes no mercado, bem como, caixas de distribuição. Se for corrente alternada, um transformador pode resolver, mas é importante que o circuito seja bem dimensionado. A Mireletro Soluções de Eletricidade está aqui para ajudar.

Responder
Eduardo Meneguin

A entrada da rede elétrica de seu ambiente certamente é na tensão alternada 127/220 Vac, que não mudará.

A necessidade certamente é instalar equipamentos de 12 Vdc / 1A.

Com certeza estes equipamentos NÃO serão instalados em série e SIM em paralelo.

O dimensionamento da fonte depende da carga, ou seja, quantos equipamentos serão ligados e qual a corrente de cada um.

Existem boas fontes com entrada comutada 127-220Vac para 10 saídas 12Vdc com corrente total de 20A. Ou seja poderia ser conectado 10 equipamentos de até 2A em cada saída (considerar a distância da fonte até o equipamento).

Uma fonte deste tipo custa ao redor de R$ 250,00 a R$ 300,00.

Responder
Rodrigo Lima
Particular - há 6 anos

Olá!

Faça um circuito separado de 12V. Monte um pequeno painel onde você coloca um transformador de 12V. Se for necessário retificar (transformar corrente alternada para contínua), coloque uma ponte de diodos com um capacitor eletrolítico em paralelo a saída da ponte, para servir de filtro de ripple. Normalmente um de 1000uF . Talvez ainda seja necessário colocar algumas proteções, dependendo do que vai ser alimentado.

Outra consideração importante é quanto a corrente. Quando você liga dispositivos em série, a carga de cada dispositivo forma uma impedância resultante que pode fazer com que o seu circuito não necessariamente tenha a corrente de 1A. Porém, em teoria, num circuito em série, a corrente em todos os pontos do circuito vai ser igual (totalmente diferente em um circuito paralelo). Assim, se todos tiverem uma carga cuja a impedância resultante somada dê 1A, todo o circuito fluirá com essa quantidade de corrente.

Se precisar de ajuda, não exite em entrar em contato conosco pelo nosso site ou pelos canais de atendimento.

Fique com Deus

GVRN Engenharia e Inovações Tecnológicas

Celso Silva
Instalação Elétrica E Automação (Santana de Parnaíba, São Paulo) Instalação Elétrica E Automação - há 6 anos

Bom dia, A tensão de entrada é 110V corrente alternada e você quer rebaixar para 12V corrente alternada? é isso?

Responder
André Paiva Eletricista Paiva

Como a sua demanda de corrente pede apenas 1ampere você pode utilizar fonte para câmera. Que é de 12 volt. Mas se precisar de mas corrente pode utilizar um inversor de tensão.

2 fotos
Luiz Carlos Alves Dias
Alves Assist Tec Computares Cameras, Relógio De Ponto (Cotia, São Paulo) Alves Assist Tec Computares Cameras, Relógio De Ponto - há 6 anos

Você terá que primeiro dimensionar a quantidade de aparelhos ou equipamentos que utilizara na mesma e adquirir um conversor com a potencial necessária.Melhor mesmo e contratar um engenheiro eletricista.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região