vou morar na cidade que a tensão elétrica é 220v, é possível usar os equipamentos que são 110v?

A cidade é Araguaina- Tocantins. Será possível desligar uma fase, se não, tem como instalar no quadro de distribuição da resiência um conversor de voltagem?

vou morar na cidade que a tensão elétrica é 220v, é possível usar os equipamentos que são 110v?

A cidade é Araguaina- Tocantins. Será possível desligar uma fase, se não, tem como instalar no quadro de distribuição da resiência um conversor de voltagem?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Amarildo Genheveski de Souza
Ags Instalação E Manutenção (Curitiba, Paraná) Ags Instalação E Manutenção - há 3 anos

Boa noite. A tensão fase-neutro nessa região é 220V e fase-fase 380V.

Você somente poderá utilizar equipamentos que possuem fonte chaveada ou com seletor, tais como TVs, aparelhos de som, hometheater. Aparelhos como geladeira, máquinas de lavar, microondas você terá que trocar os equipamentos ou utilizar um transfornador de 220V/127V em cada um deles.

Responder
Nei
Particular - há 3 anos

Sr Amarildo, obrigado pela orientação precisa, pois tinha a expectativa de poder reduzir para 110V na própria instalação. Agora gostaria de fazer só mais uma pergunta. Se instalar um sistema de energia solar, ele também gerará uma tensão de 220V. Obrigado Nei

Particular - há 3 anos

R: Precisa ver se terá o neutro... caso tiver, basta jumpiar, caso não terá que usar transformador

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região