Como funciona esse circuito da foto?

Boa noite. Nesse circuito o disjuntor geral alimenta um circuito sem DR e o outro sim?

Como funciona esse circuito da foto?

Boa noite. Nesse circuito o disjuntor geral alimenta um circuito sem DR e o outro sim?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Fabricio Felizardo

nao posso julgar pois nao sei para qual foi feita a finalidade desse quadro, mas; se for pra residencia ou os pontos especificos como 220V nao estao no DR como chuveiro torneira eletrica que e necessario se for em apt, a entrada trifasica e de acordo com o projeto predial nao se pode alterar.

Responder
Nelson Caruso
Particular - há 7 anos

CIRCUITO TIPICO DE RESIDÊNCIA.

O DR protege todos o circuitos ligados aos DISJUNTORES inferiores.

Os disjuntores superiores são protegidos pelo DT (disj trifasico).

Os D inferiores alimentam as terminações elétricas mais propensas ao contato humano.

Os D superiores são para dispositivos padrões como bombas, máquinas e afins.

A distribuição de carga esta sendo feita por régua que se encontra acima de cada grupo de disjuntores.

As barras de TERRA e NEUTRO estão bem nitidas, VERDE e AZUL respectivamente.

Só um detalhe:

O custo do DR foi muito grande em comparação com a instalação simples e pequena. Note que ha uma certa dificuldade em expandir os pontos futuros.

Entre em contato: ANTARES

Pedro de Sousa
De Sousar Eletrica (Biritiba-Mirim, São Paulo) De Sousar Eletrica - há 7 anos

em qualquer quadro de distribuição vc pode definir que parte do circuito deve ser protegido pelo interruptor diferencial de 30 miliamper ou de 130 miliamper, ver qual a necessidade ou norma a ser empregada , nenhum bicho de sete cabeças, é definir em um pequeno projeto , executar e pronto.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 7 anos

Na foto apresentada notei que você tem um disjuntor geral trifásico e na mesma linha os circuitos que não tem Dr e na linha de disjuntores abaixo os circuitos protegidos por um Dr geral trifásico.

Responder
Cassio Geraldo Marques Silva
Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me (Santana de Parnaíba, São Paulo) Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me - há 7 anos

Wagner, boa tarde!

Este quadro não está montado e instalado em conformidade com a NR-10/2004 e com a NBR-5410/2004. É muito importante determinar o eqsquema de aterramento (TT ou TN)? Sugiro consultar profissional legalmente habilitado (CREA) em eletrotécnica. Boa sorte. Eng. Cassio Marques

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Boa tarde

O seu quadro de distribuição é triásico e apenas 6 circuitos passam pelo Dr não sei o que esta instalado se este quadro de disjuntores è de residencia ou comercio mas o que posso lhe garantir e que o Dr não ira acionar se caso ocorreu de alguem levar choque e o modo que foi instalado o Dr está fora dos padrões. Acho bom solicitar um eletricista qualificado para evitar transtorno no futuro.

Responder
Carlos Alberto Barbosa
Barbosa Instalações Elétricas Residencial & Comercial (São Vicente, São Paulo) Barbosa Instalações Elétricas Residencial & Comercial - há 7 anos

Ao,meu ver esses colegas de profissão,não repararão que o DR esta com ligação errada,o fio que vai e o Terra de cor verde,e não o Azul o Neutro,quando haver o Diferencial Residual,e atuar o Desarme,a carga vai para o aterramento,evitando de a pessoa tome choque,Pessoal por isso e importante o curso de NR 10.

Responder
Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Boaa tarde Wagner,

vc observou bem o quadro, são dois circuitos sendo um com DR e o outro não, provavelmente o circuito do DR deve ser para lâmpadas, tomadas e chuveiro, e o outro circuito para aparelhos mais pesados ou mais complexos. Isso é possível sim. E como já falaram acima a questão do terra não influência já que podemos notar que na barra de aterramento a ideia que se tem é que todos os equipamentos estão protegidos.

Guilherme de Almeida Silveira
Silver Tech Prestação De Serviços (Campinas, São Paulo) Silver Tech Prestação De Serviços - há 7 anos

O Quadro está correto, porém alguns circuitos estão sem a proteção do D.R. isso porque 30miliA(0.003A) desarmam o mesmo, então alguns equipamentos elétricos podem causar a desarme constante do D.R, a questão de ele estar aterrado é irrelevante pois se o Neutro estiver Aterrado na P.E. do poste ou na barra de Aterramento o circuito não vai apresentar falhas! Vai trabalhar perfeitamente com a menor D.D.P.! Espero ter Ajudado!

Responder
Silvio
Eletricidade (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletricidade - há 7 anos

Parabéns o quadro está bem montado, sua observação está correta, como também a carga bifásica inferior não está no DR

Responder
Eliomar
Grupothorseg Serviços Técnicos (Nilópolis, Rio de Janeiro) Grupothorseg Serviços Técnicos - há 7 anos

este quadro foi dividido de modo a algumas cargas nao receberem proteção do disjuntor DR,este disjuntor serve para proteção humana,ele desliga o circuito praticamente antes de a pessoa sentir que tomou um choque. normalmente ligamos a ele tomadas baixas,cozinha lavanderia,iluminação.

Responder
Joao Paulo Souza Ramos

Positivo, o circuito acima esta fora do DR e o de baixo passa pelo DR.

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

interessante sua observação!! ele poderia postar a identificação do quadro, para podermos verificar quais circuitos e equipamentos ficaram fora da proteção do DR.

Abraços.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região